Por que o Bitcoin não consegue ser usado em larga escala como meio de troca? O caso do Bitcoin Cash

Bitcoin Cash

Estamos caminhando para o final do curso Direito das Criptomoedas. E, apesar de todas as estatísticas mostrando que as moedas virtuais são uma realidade, existe uma pergunta que ainda precisa ser respondida:

Por que o Bitcoin não consegue ser usado em larga escala como moeda?

Em 12 de fevereiro de 2021, o matemático americano Nassim Nicholas Taleb – autor de sucessos como Iludido Pelo Acaso, A Lógica do Cisne Negro e Antifrágil – declarou que o Bitcoin falhou como moeda.

Ele publicou o seguinte tweet:

Em tradução livre:

Eu estou me livrando dos meus bitcoins. Por quê? Uma moeda nunca deveria ser mais volátil do que os bens que você compra e vende com ela.

Você não consegue precificar bens em bitcoins.

A respeito disso, o Bitcoin é um fracasso (pelo menos por enquanto).

Ele foi dominado por sociopatas negacionistas da Covid com a sofisticação de uma amoeba.

Nassim Nicholas Taleb, 12 de fevereiro de 2021

A parte final do tweet refere-se a Elon Musk, CEO da Tesla, empresa que quatro dias antes fez o Bitcoin atingir sua máxima histórica ao anunciar que compraria 1,5 bilhão de dólares em Bitcoin (WALL STREET JOURNAL, 2021) 1.

Antes mesmo deste caso, porém, a alta volatilidade do Bitcoin sempre afastou aqueles que pretendiam usar o instrumento como moeda.

As estatísticas mostram que o Bitcoin tem sido amplamente utilizado. Esse uso, no entanto, geralmente volta-se para especulação, investimento ou até mesmo segurança para fugir de moedas nacionais fortemente influenciada por governantes pouco responsáveis. Ou seja, o Bitcon é utilizado como reserva de valor.

Mas como moeda mesmo, como unidade de conta para comprar um pão na padaria da esquina, o Bitcoin nunca conseguiu a capilaridade e a liquidez necessárias.

Há quem diga que isso nunca vai acontecer. E que isso não seria necessariamente um problema. Afinal, o ouro, por exemplo, nunca voltou a ser viável como unidade de conta para comprar pequenos bens, ainda assim ninguém declara que o ouro fracassou como reserva de valor.

Mas há também quem defenda que uma mudança no Bitcoin precisava ser feita para reduzir sua volatilidade e fazê-lo cumprir sua proposta original de servir como unidade de conta. Essa é uma das origens do Bitcoin Cash.

Bitcoin Cash e a esforço para transformar a criptomoeda em moeda de fato

O Bitcoin, conforme idealizado por Satoshi Nakamoto em 2008, é um software em código aberto. Isso significa que qualquer pessoa pode copiar o código e criar sua própria versão da criptomoeda.

Foi exatamente isso que aconteceu no primeiro dia de agosto de 2017, quando programadores descontentes com o rumo que o Bitcoin estava tomando decidiram criar uma criptomoeda alternativa chamada Bitcoin Cash.

A adição da palavra “Cash” mostra a intenção da nova criptomoeda de se transformar de fato em moeda, em unidade de conta, em meio de troca que possa servir para precificar e comprar bens sem tanta volatilidade.

Além disso, o Bitcoin Cash (por vezes chamado de Bcash) roda um protocolo alternativo que aumenta a capacidade de transação em comparação ao Bitcoin, sendo esta a principal mudança técnica e a grande razão para a separação.

Na criação do Bitcoin Cash, todos os usuários de Bitcoin tiveram suas reservas privadas duplicadas, pois o banco de dados do Bitcoin também foi copiado.

Segundo o Cryptocurrency Market Capitalizations2, o Bitcoin Cash é uma das dez maiores criptomoedas do mundo, com valor de mercado superior a 9 bilhões de dólares em fevereiro de 2021.

Ainda é preciso aguardar se o Bitcoin, o Bitcoin Cash ou outra criptomoeda vai conseguir atingir o grau de estabilidade, capilaridade e liquidez necessário para servir como meio de troca em pequenas compras.

Até lá, todos podem aproveitar para fazer reserva de valor, testar o sistema e até mesmo começar a investir em uma novidade que veio para ficar.

Notas

  1. WALL STREET JOURNAL. Tesla Buys $1.5 Billion in Bitcoin. 8 fev 2021. Disponível em: https://www.wsj.com/articles/tesla-buys-1-5-billion-in-bitcoin-11612791688. Acesso em: 19 fev 2021.
  2. CRYPTOCURRENCY MARKET CAPITALIZATIONS, 2021. Disponível em: https://coinmarketcap.com/. Acesso em: 19 fev 2021.
Escrito por
Walmar Andrade
Walmar Andrade