Genealogia da Família Holanda Cavalcanti

Genealogia da família Holanda Cavalcanti a partir de Vitória de Santo Antão

Em 2019, ao iniciar o processo para obtenção da nacionalidade portuguesa, comecei a estudar mais a fundo a história da família do meu avô materno, o juiz Lamartine de Holanda Cavalcanti, nascido em 1910 em Vitória de Santo Antão, Pernambuco.

A partir de uma árvore genealógica feita à mão por um dos meus trisavôs, Francisco Américo de Aragão Rebello, pude chegar até o patriarca da família Holanda no Brasil, o holandês Arnaud Florentz Boeyens, nascido por volta de 1515 na cidade de Utrecht.

Decidi, então, montar a árvore genealógica da família a partir dos ascendentes que se fixaram em Vitória de Santo Antão. Assim cheguei ao nome de Antônio de Holanda Cavalcanti de Andrada, hexavô, nascido por volta de 1770.

Antônio de Holanda Cavalcanti de Andrada deu origem a mais de 400 descendentes da família Holanda Cavalcanti a partir de Vitória de Santo Antão, se espalhando por várias outras cidades de Pernambuco e do Brasil.

Livro Genealogia da família Holanda Cavalcanti a partir de Vitória de Santo Antão

Entre alguns descendentes conhecidos, estão os ex-prefeitos de Vitória de Santo Antão Manoel de Holanda Cavalcanti e José Aragão Bezerra Cavalcanti; os ex-vice-prefeitos Alexandre José Maria de Holanda Cavalcanti (tetravô) e Vicente Maria de Holanda Cavalcanti (trisavô); o ex-senador Joel de Hollanda; e os ex-presidentes da Câmara de Vereadores José Bonifácio de Holanda Cavalcanti e Manoel de Holanda Cavalcanti Bastos.

Além dos políticos, destacam-se artistas e escritores como a pioneira do feminismo no Brasil Martha de Hollanda; o músico e escritor Nestor de Holanda Cavalcanti Neto; os irmãos poetas Corina e Henrique de Holanda Cavalcanti; o imortal da Academia Pernambucana de Letras Demóstenes de Olinda de Almeida Cavalcanti; e o músico e desenhista Lailson de Holanda Cavalcanti.

Outros nomes conhecidos em suas áreas de atuação são o arquiteto e urbanista Armando de Holanda Cavalcanti; o desembargador Góis Cavalcanti; e o médico e sanitarista Amaury de Medeiros, entre outros.

Escrito por
Walmar Andrade
Walmar Andrade