Como lidar com as dores do crescimento de um negócio digital

Dores do crescimento

Na já distante primeira aula deste curso Presença Digital de Zero a Dez, falamos como a ideia de trabalhar pela internet era vendida sem as dores do crescimento, como uma ilusão de muito dinheiro, pouco trabalho e liberdade para fazer só o que você gosta.

Agora que nos encaminhamos para o final do curso, deve ter ficado claro o grande e constante trabalho que existe para que você consiga ter uma forte presença digital e obtenha algum retorno financeiro a partir dessa presença.

Na aula anterior, vimos quando é a hora de formalizar um negócio digital. Para muita gente, abrir uma empresa é uma dor de cabeça por si mesma.

Mas esse não é o único problema que vem junto com o crescimento de um negócio digital. Nesta aula, vamos analisar como lidar com outras dores do crescimento, incluindo:

  • Dificuldade de manter a organização com o crescimento exponencial
  • Incapacidade de atender a todos os seguidores
  • Trato com haters e trolls
  • Síndrome do Impostor
  • Síndrome de Burnout
  • Contratação de equipe e gestão com pessoas
  • Aumento dos custos

A ideia da aula não é esgotar a solução para essas dores do crescimento. Para cada uma delas, existe um mundo de possibilidade.

Aqui vamos ter apenas uma visão geral de como essas dores do crescimento se manifestam e qual é o melhor caminho para lidar com elas.

Dores do Crescimento: A dificuldade de manter a organização com o crescimento exponencial

Se você seguiu todas as tarefas do curso Presença Digital de Zero a Dez até aqui, deve ter bem organizados todos os seus processos de conhecimento da persona, produção de conteúdo, marketing de relacionamento, vendas e pós-vendas etc.

A questão é que quando você começar a executar esses processos, as coisas tendem a se desorganizar. Alguns itens que você planejou se mostram desnecessários na prática, enquanto outros que você não planejou se mostram essenciais.

Na execução diária, nem sempre essas alterações ficam documentadas nos processos antes tão bem organizados. E se você não tomar cuidado, logo logo esses processos ficam tão distantes da realidade que não servem mais para quase nada.

A melhor maneira de lidar com isso é fazendo uma revisão periódica de todos os seus processos. Essa revisão pode ser semestral, trimestral ou até mesmo mensal, dependendo da sua dinâmica de crescimento.

O importante é ter essa data recorrente marcada no seu calendário para dedicar um tempo e revisar cada um dos principais processos que movem o seu negócio digital.

Dores do Crescimento: A incapacidade de atender a todos os seguidores

Outro problema que surge com o crescimento da presença na internet é a incapacidade de atender a todos os seus seguidores.

Se no início a quantidade de seguidores é pouca e você está bem animado, com o passar do tempo essa quantidade pode escalar a patamares humanamente impossíveis de serem atendidos.

A única maneira de lidar com esse problema é aceitando que você não tem condições de atender todo mundo o tempo todo.

Com isso em mente, você pode estabelecer alguns parâmetros para continuar se relacionando bem com a sua audiência.

Se não dá para responder todas as mensagens individualmente, use meios de se comunicar com várias pessoas ao mesmo tempo. Lives, caixas de perguntas e respostas e conteúdos que respondam perguntas frequentas são algumas estratégias para se comunicar com muitos seguidores de uma só vez.

Outra opção é você incluir no seu processo de pós-venda um relacionamento mais próximo com os seus clientes, ou seja, com os seguidores que acabaram comprando algum produto seu.

O número de clientes sempre é menor do que o de seguidores, mas mesmo esse número pode escalar e tornar inviável o atendimento individualizado. Aceite isso como um fato inerente ao modelo de negócio, responda o que for possível e siga em frente.

Dores do Crescimento: o trato com haters e trolls

Quando a sua audiência crescer, é certo que vão aparecer entre os seus seguidores os famosos haters e trolls.

Haters são aqueles seguidores que parecem odiar o seu trabalho. Eles vão deixar comentários de ódio, negativar nas redes sociais, talvez até espalhar mentiras e desqualificações sobre o seu trabalho.

Lidar com haters não é tarefa fácil. O melhor caminho é bloquear, excluir e – se for necessário – acionar na Justiça aqueles que passam dos limites e começam a infringir as leis. Contrate um bom advogado caso a sua situação chegue a esse ponto.

Já os trolls não estão muito interessados na sua pessoa individualmente. Eles querem mais é ver o circo pegar fogo. Fazem piadinhas, provocam os outros, geram polêmicas desnecessárias, geralmente com o único intuito de chamar a atenção.

Existe uma regra muito antiga na internet que é: não alimente os trolls. Sempre que você perceber esse tipo de comportamento na sua audiência, bloqueie, silencie, exclua o troll da sua comunidade.

Nunca responda os trolls e oriente aos seus seguidores para que eles também não responsam. Tudo o que um troll quer é atenção. Se ele não recebe atenção no seu perfil, acaba migrando para outro.

Síndrome do Impostor

A Síndrome do Impostor é o fenômeno psicológico que atinge alguns profissionais competentes que acreditam que não são bons o bastante para explorarem determinada habilidade ou conhecimento.

Por conta dessa falsa sensação de incompetência, esses profissionais deixam de progredir na carreira. No caso de profissionais que tentam ganhar a vida pela internet, a Síndrome do Impostos acaba os paralisando pela crença de que não são bons o suficiente.

Curiosamente, ao fazer isso, esses profissionais competentes abrem espaço no mercado digital para pessoas que não tem tanta competência mas que acreditam que são boas.

A Síndrome do Impostor não passa de uma ilusão mental. Por você ser um especialista no nicho de mercado que escolheu no início deste curso, você tem plena consciência de que há sempre muito conhecimento a ser explorado.

Se você começa a comparar o conhecimento que já tem sobre o seu nicho com o conhecimento que poderia vir a ter, pode acabar com a ilusão de que sabe muito pouco e que atua como um impostor na internet.

Para quebrar essa ilusão, você precisa se concentrar naquilo que você já sabe e lembrar de que existem na internet milhares de pessoas que sabem menos do que você sobre aquele nicho específico.

O seu conhecimento atual já é suficiente para ajudar essas pessoas que sabem menos do que você. Deixar-se paralisar por qualquer outro motivo é impedir que essas pessoas que sabem menos do que você recebam a sua ajuda.

Síndrome de Burnout

Quem acompanhou as quase 80 aulas do curso até aqui sabe que para criar e manter uma forte presença digital é preciso muito trabalho. Um trabalho constante, que requer atualização contínua e que nem sempre dá resultados imediatos.

Por isso, é comum que produtores de conteúdo que decidem seguir este caminho em algum momento se sintam física e mentalmente esgotados. Em casos extremos, esse esgotamento pode ser diagnosticado como Síndrome de Burnout.

Mais do que apenas uma sensação de cansaço, a Síndrome de Burnout é oficialmente uma doença, com código médico, sintomas documentados, estágios de classificação e tratamento apropriado.

Sendo uma doença, o caminho para lidar com esta que é uma das mais graves dores do crescimento é o mesmo caminho que você tomaria se estivesse com qualquer outra doença: procurar um médico.

Um bom profissional de saúde vai poder analisar o seu caso, diagnosticar corretamente a Síndrome de Burnout e prescrever o tratamento que vai livrar você do esgotamento físico e mental.

Você não tentaria resolver um câncer por conta própria pesquisando na internet e se automedicando. Embora a Síndrome de Burnout seja uma doença bem menos grave, ainda assim é uma doença e deve ser tratada por um profissional de saúde qualificado.

Contratação de equipe e gestão com pessoas

Uma das saídas para lidar com o excesso de tarefas necessárias para tocar um negócio digital é contratar equipe e começar a delegar tarefas.

Porém, toda solução acaba criando um novo problema. Ao formar uma equipe, você se livra de executar as tarefas que está delegando, mas ganha uma nova tarefa que é gerenciar essa equipe.

Você passa a ter que lidar com problemas como contratação, faltas, entregas fora do prazo, pedidos de aumento ou adiantamento de salário, demissão etc.

A não ser que seu negócio tenha crescido a ponto de você poder arcar com um gestor de pessoas, a única saída para lidar com mais uma dessas dores do crescimento é estruturar processos para tratar cada uma dessas questões.

Criando uma cultura no seu negócio digital, você aos poucos vai começar a atrair e contratar pessoas que tenham um comportamento que se adeque à dinâmica que você deseja para o seu time. Não é tarefa fácil e requer muita paciência, mas também não é impossível.

Aumento dos custos

A última das dores do crescimento que gostaríamos de tratar nesta aula é o aumento dos custos.

Abrir um negócio digital e trabalhar pela internet é infinitamente mais barato do que abrir uma loja na esquina. Mas os custos existem e tendem a aumentar com o seu crescimento.

Se no começo você pagava apenas uma hospedagem e algumas ferramentas, agora você tem que gastar milhares de reais com tráfego pago, contador, equipe etc.

A melhor maneira de lidar com esse aumento dos custos é mudar o foco. Em vez de focar nos custos aumentando, procure focar no seu crescimento, na taxa de retorno de investimento, na margem de lucro.

Se esses indicadores estiverem aumentando, significa que o aumento dos custos está condizente com a sua evolução no mercado. E essa evolução deve ser acompanhada por um ciclo de melhoria contínua, que é justamente o tema da nossa próxima (e última!) aula do curso Presença Digital de Zero a Dez.

Até lá!

Escrito por
Walmar Andrade
Walmar Andrade