O ciclo de melhoria contínua para sua Presença Digital

Ciclo de melhoria contínua

Ao longo das últimas 80 aulas do curso Presença Digital de Zero a Dez, você acompanhou como criar uma presença na internet para firmar um posicionamento, criar uma audiência e vender seus produtos e serviços. Agora é chegada a hora do ciclo de melhoria contínua.

Nesta última aula do curso, vamos recapitular o que vimos até aqui e entender como você pode melhorar tudo o que já foi feito mantendo uma mentalidade de crescimento contínuo.

Os tópicos desta aula de encerramento são:

  • A jornada para ir do zero até a Presença Digital
  • O ciclo de melhoria contínua
  • A necessidade de se adaptar às mudanças

Vamos iniciar com uma recapitulação de tudo o que vimos no curso.

A jornada para ir do zero até a Presença Digital

Na aula inaugural do curso Presença Digital de Zero a Dez, nós lembramos que existem diversas formas para criar uma presença digital forte na internet.

A forma que estudamos neste curso baseou-se na criação de conteúdo relevante para a audiência certa, de modo a gerar em diferentes plataformas um relacionamento frequente que resultará na venda de produtos ou serviços.

A base que estabelecemos foi a geração de valor para a maior quantidade de pessoas interessadas que você conseguir alcançar, fortalecendo o relacionamento com quem já conhece você e mostrando o seu conteúdo para quem ainda não te conhece.

Como dissemos lá na primeira aula, o seu objetivo é:

Distribuir frequentemente (de forma gratuita e paga) o melhor conteúdo relevante que você conseguir produzir na maior quantidade de plataformas possível para a maior quantidade de pessoas possível que tenham interesse no que você tem a dizer.

Esse objetivo pode ser resumido em três ações principais:

  1. Criar conteúdo de qualidade relevante para o seu nicho de mercado
  2. Fazer esse conteúdo de qualidade chegar até as pessoas do seu nicho de mercado
  3. Relacionar-se com as pessoas que consomem esse conteúdo que você criou

Nos 10 módulos do curso, ensinamos exatamente como você pode fazer isso, sempre procurando estruturar em forma de processos as tarefas que você precise realizar para ir do zero até a Presença Digital.

Se você seguiu a jornada, já tem hoje um nicho de mercado escolhido, uma persona definida e um posicionamento adotado. Já tem site e perfis de redes sociais criados, um processo de produção de conteúdo estruturado e certa autoridade no seu nicho.

Além disso, você conhece técnicas de copywriting, funis de venda, tráfego pago e orgânico e criação e venda de produtos digitais.

Embora pareça que você já tem tudo o que precisa para deslanchar um negócio digital, esse é apenas o começo. A partir daqui, você precisa adotar a estratégia do ciclo de melhoria contínua.

O ciclo de melhoria contínua

Por melhor que tenha sido a execução das tarefas ao longo do curso, a probabilidade é que muito do seu planejamento se mostre inadequado com o passar do tempo.

A prática de criar conteúdos para a internet e receber feedback da audiência vai mostrar que há muitos pontos que o seu planejamento não explorou a contento. E que há tantos outros pontos que foram explorados mas que na prática não foram tão úteis.

Em vez de se lamentar por isso, é necessário adotar uma mentalidade de crescimento contínuo para receber o feedback da audiência e aprimorar cada processo que você estruturou.

Os pilares continuam sendo os mesmos. Você continua tendo que distribuir frequentemente (de forma gratuita e paga) o melhor conteúdo relevante que você conseguir produzir na maior quantidade de plataformas possível para a maior quantidade de pessoas possível que tenham interesse no que você tem a dizer.

A questão é que ao fazer isso você vai ter novas ideias, vai ver o que funciona e o que não funciona, vai superar problemas antigos e se deparar com novos desafios.

Se a natureza da vida já é dinâmica, a velocidade das transformações no mercado digital é ainda mais dinâmica. Por isso você precisa estar pronto para adaptar tudo o que aprendeu neste curso.

A necessidade de se adaptar às mudanças

Parte do que você aprendeu neste curso logo estará desatualizada. Novas tecnologias vão surgir, ferramentas antes essenciais logo vão deixar de funcionar, as regras do jogo vão mudar.

Por isso, é necessário estar aberto para se adaptar às mudanças e continuar evoluindo de acordo com o contexto para manter firme a sua presença digital.

Os fundamentos que você aprendeu nas aulas devem continuar válidos por muito tempo. Criar conteúdo relevante, relacionar-se com a sua audiência e gerar autoridade antes de querer oferecer qualquer produto ou serviço é uma estratégia que deve durar muito tempo.

Agora as táticas e ferramentas que você utiliza para executar essa estratégia com certeza vão mudar. As aulas serão atualizadas no que for possível, mas cabe a você se adaptar às mudanças sempre que elas surgirem.

Espero que pelo menos algumas das 80 aulas do curso Presença Digital de Zero a Dez tenham ajudado você a avançar na jornada de trabalhar pela internet ou ao menos com a ajuda da internet.

Se você gostou do curso e quer compartilhar algum feedback, por favor entre em contato. Nos vemos em outros cursos ou nos posts deste blog e das minhas redes sociais.

Obrigado!

Escrito por
Walmar Andrade
Walmar Andrade