Como criar produtos digitais que atendam às necessidades da sua audiência

Como criar produtos digitais

Saber como criar produtos digitais hoje em dia não é difícil. Se antes tínhamos que quebrar a cabeça com áreas de membros, meios de pagamento e sistemas de atendimento a usuários, hoje está tudo a poucos cliques de configuração.

Essa facilidade democratizou a possibilidade de criação de produtos digitais a qualquer pessoa que tenha algo a ensinar. Por outro lado, também gerou uma série de produtos de baixa qualidade que afeta a própria reputação do mercado de produtos digitais.

Nesta aula, que abre o módulo sobre criação de produtos do curso Presença Digital de Zero a Dez, veremos como evitar esse erro e aprender como criar produtos digitais que realmente atenda com qualidade às necessidades da sua audiência.

Para tanto, vamos analisar os seguintes tópicos:

  • Saber como criar produtos digitais deve ser um dos últimos passos da sua jornada
  • Um bom produto digital depende do relacionamento com a sua audiência
  • Preste tanta atenção ao seu produto quanto você presta ao seu marketing

Vamos primeiro entender porque a criação de produtos foi colocada no final no curso Presença Digital de Zero a Dez.

Saber como criar produtos digitais deve ser um dos últimos passos da sua jornada

Há quem advogue que a criação de um produto digital, a validação da oferta e até mesmo a abertura do carrinho de vendas deve estar no início da jornada de um produtor digital.

Quem defende esse ponto de vista argumenta que assim a pessoa que quer trabalhar pela internet não perde tempo investindo em nichos, públicos ou mesmo produtos que não são viáveis economicamente.

A argumentação faz certo sentindo, mas penso diferente. Quem tenta primeiro vender algo na internet para depois criar relacionamento com a audiência de um nicho de mercado corre um grande risco de criar um produto ruim, ter poucas vendas e acabar desistindo da ideia de trabalhar pela internet.

Por isso, neste curso Presença Digital de Zero a Dez o módulo sobre como criar produtos digitais foi posicionado no final da jornada.

Se você seguiu todos os módulos do curso até aqui, então já fez pelo menos as seguintes atividades:

  1. Planejou detalhadamente seu nicho, persona, modelo de negócios e posicionamento
  2. Criou sites e perfis nas redes sociais
  3. Estabeleceu um processo de produção de conteúdo
  4. Criou autoridade junto ao seu público-alvo
  5. Utilizou técnicas de copywriting para criar uma lista de emails alimentada com recompensas digitais
  6. Usou técnicas de tráfego pago e orgânico para expandir a própria audiência
  7. Realizou um marketing de relacionamento humanizado via redes sociais

Um bom produto digital depende do relacionamento com a sua audiência

Com tudo isso realizado, agora você já é conhecido pela sua audiência, já conhece a sua audiência e já tem certa experiência em lidar com o mundo digital marcando presença na rede de forma profissional.

Ciente das dores e desejos da sua audiência, você agora já é visto por parte do seu público como uma autoridade no nicho de mercado escolhido. Agora sim é hora de criar um produto ou serviço e fazer uma oferta com muito mais chances de ser aceita pelas pessoas.

Se todos agissem dessa forma, dificilmente veríamos um mercado digital inundado de tantos produtos de baixa qualidade, promessas impossíveis e entrega duvidosa.

Preste tanta atenção ao seu produto quanto você presta ao seu marketing

Outro problema que afeta a qualidade dos produtos digitais ofertados nos mercado de nicho é a preocupação excessiva com o marketing digital e diminuta com a qualidade do produto.

Todos parecem interessados em saber como elaborar títulos persuasivos, em gerar tráfego para criar audiências enormes, em dominar as mais avançadas técnicas de copywriting.

Mas poucos são os que dedicam o mesmo tempo e esforço para saber como criar produtos digitais de alta qualidade.

O caminho para saber como criar produtos digitais que atenda as reais necessidades da sua audiência é dar tanta ou mais atenção à qualidade do que é vendido do que às estratégias de marketing.

Se você caiu nesta aula vindo do Google ou de qualquer outra recomendação externa, acesse o índice do curso Presença Digital de Zero a Dez. Percorrendo todo o caminho lá proposto, você estará pronto para desenvolver um produto digital de alta qualidade.

Vamos iniciar esse desenvolvimento na próxima aula, explicando quais os 6 passos que você precisa dar para desenvolver o seu produto na prática. Até lá!

Escrito por
Walmar Andrade
Walmar Andrade