Algum tempo atrás, recebi um e-mail de um camarada chamado Conrado. Falando como se meu amigo fosse, ele apresentava com palavras bonitas um curso online do seu nicho de mercado: redação publicitária.
O Conrado era apaixonado pelo assunto, sobretudo por técnicas de vendas por meio da internet. O email que ele me mandou direcionava para um vídeo no qual ele falava apaixonadamente sobre o curso por mais de uma hora!
Essa mensagem foi enviada para mais de 60 mil pessoas que haviam dado seus endereços de e-mail ao Conrado em troca de um e-book gratuito sobre o mesmo tema.
Como o curso era caro (mais de R$ 3.500,00), você pode considerar que as vendas foram um fracasso. Nem 10% daquela imensa lista de emails compraram o curso. Na verdade, nem 1% comprou. Ao final, foram míseras 324 vendas.
Que geraram R$ 1.134.000,00 (um milhão, cento e trinta e quatro mil reais) para o Conrado em apenas uma semana…
O segredo desse sucesso foi que o Conrado casou a sua paixão com um nicho de mercado.
Nesta segunda aula do curso Presença Digital de Zero a Dez, vamos ver em detalhes:
- Conceito e definição de nicho de mercado
- Como começar o seu planejamento por um nicho de mercado
- Qual o seu nicho de mercado na internet
- Como selecionar o nicho perfeito para você por meio de um simples gráfico
Como sempre, vamos partir do planejamento.
Comece o seu planejamento pelo nicho de mercado
O curso Presença Digital de Zero a Dez tem como objetivo explicar detalhadamente como você pode criar uma presença na internet para trabalhar com o que ama, como no exemplo real dado acima.
O primeiro passo para você criar presença na internet é elaborar um planejamento de como você vai transformar algo que atualmente é apenas um interesse em um negócio de verdade. Um negócio que gere resultados reais e dinheiro no seu bolso.
No final da primeira aula do curso, passamos uma tarefa na qual você deveria listar livremente quais são as suas paixões.
Naquele momento, não importava se as suas paixões eram coisas aparentemente nada lucrativas. Jogar videogame, ver novela, jogar bola ou brincar de boneca, tanto fazia.
O que realmente importava na tarefa era que fossem coisas que você realmente gosta de fazer. Coisas que você faz até de graça. Coisas com as quais você adoraria trabalhar.
Refinando
Agora, vamos analisar como você pode iniciar o seu planejamento escolhendo um nicho de mercado. Um nicho no qual uma das suas paixões possa se transformar em uma fonte de renda para você, seja por meio de um negócio, seja fortalecendo sua autoridade para conseguir um trabalho melhor.
Você sabia que, hoje em dia, há jogadores profissionais de videogame que ganham múltiplas vezes mais do que muitos médicos e advogados?
Que existem pessoas ganhando rios de dinheiro mantendo blogs sobre novelas ou jogos de futebol?
Que artesãos produzem bonecas e vendem em alta escala pela internet, gerando pequenas fortunas?
Então, não importa que as paixões que você listou a princípio não pareçam lucrativa. Com a estratégia correta, você pode transformar praticamente qualquer interesse em uma fonte de renda.
Mas, para isso, você precisa saber…
O que é nicho de mercado: definição e conceito
Um nicho de mercado nada mais é do que um conjunto de pessoas que possuam um interesse comum. De preferência o mesmo interesse que você. Quanto mais específico for esse interesse, melhor.
Por exemplo. Digamos que você é um instrutor de autoescola que se interessa em descobrir porque algumas pessoas possuem medo de dirigir.
Fazer com que as pessoas percam o medo de dirigir é a sua grande paixão.
Mesmo quando não está trabalhando, você gosta de observar essas pessoas. De ler sobre o assunto, de descobrir técnicas que as ajudem a perder o medo.
Você tem aí um nicho de mercado, um problema bem específico. E pode casar a sua paixão com esse nicho de mercado e criar uma fonte de renda.
Acha difícil?
Foi exatamente isso que Fabiano Silva fez.
Um exemplo prático
Fabiano Silva criou o Método Vença o Medo de Dirigir, construiu uma audiência de pessoas nesse nicho de mercado e – depois de oferecer conteúdo gratuito de alta qualidade na internet – passou a vender acesse ao seu conteúdo premium por R$ 247,00.
Com isso, ele gerou centenas de milhares de reais ao mesmo tempo em que ajudou pessoas de todo o Brasil. As mesmas pessoas que compõem o nicho de mercado “gente com medo de dirigir”.
Sim, é tudo simples assim. Mas não é nada fácil.
Qual o seu nicho de mercado na internet?
A partir da lista que paixões que você gerou na tarefa da primeira aula, quais são os nichos de mercado que apresentam boas oportunidades para você?
Lembre-se de que um nicho de mercado é um conjunto pequeno de pessoas com um mesmo interesse. Quanto mais específico melhor.
Isso significa que “jogar videogame” não é exatamente um nicho, mas sim um mercado. Um mercado que contém vários segmentos, como por exemplo “games de esportes”. E esses segmentos possuem nichos, como o game “Fifa”.
Em regra, quanto mais específico for o seu nicho de mercado, melhor. Mas ele não pode ser tão pequeno que não gere a possibilidade de ganhos em escala, nem tão grande que passe a ser um segmento ou mercado.
Focar em um nicho de mercado é melhor do que focar em um mercado inteiro. Por um motivo simples: com um grupo menor de pessoas e com um problema específico, você consegue se relacionar de uma forma que não conseguiria com grupos mais amplos.
Aí está o porquê de esse novo modelo de comunicação funcionar tão bem.
Retomando o exemplo. Se você fosse falar de videogame de uma maneira geral, as pessoas que não gostam de games de esportes teriam que acompanhar mensagens e postagens suas falando de Fifa.
E, quando você mudasse o assunto, as pessoas que curtem Fifa ficariam desinteressadas por agora você estar falando de jogos de tiro.
Vantagens dos nichos de mercado
Relacionando-se com um grupo pequeno, você sabe exatamente quais são os desejos, os problemas, a linguagem e até mesmo o comportamento dessas pessoas. Especialmente se você mesmo faz parte desse nicho de mercado.
Além disso, focando em um grupo específico de pessoas, seus custos com anúncios diminuem e sua taxa de conversão aumenta.
Alta taxa de conversão significa que um grande percentual das pessoas que chegam ao seu projeto tornam-se seus seguidores. E acabam comprando os produtos ou serviços que futuramente você vier a oferecer.
Isso é praticamente garantido! Você mesmo já deve ter experimentado a vantagem da especificidade na prática.
Por exemplo, se você estivesse em uma livraria buscando um livro sobre dores no pé, qual livro levaria?
- Como curar qualquer dor no seu corpo
- Como curar dores nos pés
O que a experiência da publicidade mostra é que o segundo livro teria uma taxa de conversão maior entre as pessoas com dores nos pés. Mesmo que o primeiro teoricamente seja mais útil, já que serviria para qualquer tipo de dor.
Parece contraditório, mas é como a mente da maioria das pessoas funciona.
Como fazer se você tiver múltiplos interesses
Se você tem vários interesses, o ideal é construir vários projetos diferentes. Foque um em cada nicho de mercado.
No entanto, recomendo que você inicie com apenas um nicho de mercado. Percorra os dez módulos deste curso focando apenas nesse nicho escolhido. Só depois pense em expandir para outros nichos.
Se você quer criar uma presença digital na internet como um grande advogado tributarista, procure focar seus conteúdos nesse assunto. Evite ficar comentando política, futebol e até mesmo outros assuntos jurídicos. Quanto mais específico você for no começo, melhor.
Isso porque, na primeira jornada, você estará ainda aprendendo o passo a passo. Estará errando, aprimorando-se. Se fizer tudo ao mesmo tempo, poderá se atrapalhar no caminho.
Se você tem dois focos, na verdade não tem nenhum.
Como escolher o seu nicho de mercado ideal com esse simples gráfico
O nicho de mercado ideal é aquele que seja a intersecção entre sua paixão, seu conhecimento e as necessidades das pessoas.
Recomendo que você escolha seguindo essa ordem:
- Liste as suas paixões
- Entre elas, selecione aquelas sobre as quais você tem mais conhecimento
- Entre estas, veja quais são as que possuem mais pessoas procurando sobre o tema
O primeiro ponto é o mais importante. Afinal toda essa jornada se resume a fazer você passar a trabalhar com o que ama.
No mundo ideal, não é você quem escolhe o nicho: é o nicho que escolhe você.
Se você adora determinado assunto, mas não tem muito conhecimento sobre ele, sempre pode estudar. Sempre pode se aprimorar.
Mas se você começa de trás para frente e escolhe um nicho que possui uma maior demanda, mas sobre o qual você não tem muito interesse, acabará voltando para a armadilha de ter que trabalhar só para ter algum dinheiro no final do mês.
Se depois dessa intersecção ainda houver mais de um nicho encontrado, escolha apenas um para começar. Para efeitos deste curso, vou trabalhar com apenas um nicho de mercado, ok?
Esse ponto é muito importante. Você precisa escolher apenas um para começar. Isso por que vai precisar ter o foco de um raio laser para poder completar as dez etapas dessa jornada de forma bem sucedida.
Se você realmente tem várias paixões em um mesmo nível e não faz ideia de como escolhê-la, não fique travado por conta disso. Nem que você tenha que escrever em pequenos pedaços de papel cada um delas e fazer um sorteio. Escolha uma e siga em frente.
Escolha apenas um nicho
Uma maneira mais eficiente seria você escolher o nicho de mercado que possui maior chance de sucesso. Para saber isso, você teria que comparar a quantidade de pessoas interessadas nesse nicho versus a quantidade de projetos já existentes no mercado.
Por exemplo, existem nichos de grande sucesso na internet nos mercados de saúde, relacionamentos e finanças. Porém, justamente por conta da alta procura, há uma grande quantidade de projetos explorando esses mercados. Ou seja, a concorrência é maior.
Minha recomendação é que você não deixe que a procura por um nicho ideal trave o seu processo.
Você precisa ter em mente que esse modelo de negócio digital está sendo cada vez mais procurado. E quem se posicionar primeiro em determinado nicho leva vantagem.
Lembre-se de que, mesmo que você erre na primeira escolha, sempre poderá mudar de nicho de mercado um pouco mais à frente. Sempre poderá criar outro projeto que já aproveite os aprendizados do primeiro.
Perguntas e respostas sobre nichos de mercado
Como eu sei se um nicho de mercado é muito ou pouco procurado?
Pelo Google. Faça uma busca pelas palavras-chave do nicho que você está pesquisando e observe:
- A quantidade de resultados encontrados
- A quantidade de anunciantes para aquela palavra-chave
- A qualidade dos sites existentes sobre o assunto
Só não caia no erro de escolher um nicho apenas por ele ser mais procurado ou por dar mais dinheiro. Lembre-se de que o objetivo aqui é você conseguir trabalhar naquilo de que você gosta. E não trabalhar apenas por dinheiro.
Qual a diferença entre mercado, segmento e nicho?
Um mercado é algo bastante amplo, como saúde por exemplo.
Dentro do mercado de saúde, há vários segmentos: exercícios físicos, dieta, descanso, remédios etc.
Dentro de cada segmento desse mercado, existem nichos. Por exemplo, musculação seria um nicho dentro do segmento exercícios físicos, no mercado de saúde.
E “como engrossar a panturrilha” seria um naco ainda mais específico desse nicho, o que alguns chamam de “super nicho”.
Mas eu não tenho nenhuma paixão…
Se você não tem nenhuma paixão, não tem nada que você gosta de fazer, então é difícil vencer o desafio de transformar o seu hobby no seu trabalho. Por definição, você precisa ter um hobby para transformar.
É muito raro, no entanto, encontrar alguém que não gosta de fazer absolutamente nada, que ache tudo uma droga. Se esse for o seu caso, talvez fosse bom procurar um psicólogo.
Bibliografia
Livro: A Cauda Longa
Antigo, porém essencial. A Cauda Longa, de Chris Anderson, é provavelmente o primeiro livro a tratar das possibilidades comerciais da exploração de nichos de mercado pela internet.
Muito fácil de ler e repleto de casos inspiradores, A Cauda Longa mostra como é muito mais inteligente focar em pequenos nichos do que competir em grandes mercados com players que possuem um poder de fogo muito maior do que o seu.
Leitura essencial para quem quer transformar seu hobby em seu trabalho.
Livro: Trabalhe quatro horas por semana
O livro Trabalhe quatro horas por semana foi publicado em 2008 e logo se tornou um pequeno clássico ao demonstrar como as pessoas poderiam viver trabalhando com sua paixão.
O autor, Tim Ferriss, é um marketeiro de primeira. Apesar de seus exageros, o livro é interessante por mostrar as possibilidades por trás da criação das “musas”, que é como o autor chama os projetos.
Assim como O Mensageiro Milionário, este não é um livro procedural, mas sim inspiracional, ideal para este início de jornada.
Plano de Ação
Ao final de cada aula do curso, oferecerei tarefas específicas para você executar.
A ideia é não ficarmos apenas na teoria. É partirmos para executar, na prática, o seu objetivo de criar presença digital para trabalhar pela internet.
Tarefa: Selecione o seu nicho
A partir das paixões que você listou na tarefa da primeira aula, faça uma relação dos possíveis nichos de mercado contemplados por essas coisas que você gosta de fazer.
Entre esta relação, escolha um e somente um nicho de mercado para trabalhar no seu primeiro projeto.
O ideal é você escolher o nicho relacionado àquilo que você mais gosta de fazer. Mas se lembre de que não pode ser tão pequeno que não gere a possibilidade de ganhos em escala. Nem tão grande que passe a ser um segmento ou mercado.
O seu nicho pode ser na sua atual área de atuação, pode ser em uma nova área de atuação ou pode ser até mesmo a área de atuação de outra pessoa, caso o seu projeto seja o de criar a presença digital de um especialista em algum assunto.
Se você é uma pessoa que tem várias paixões e não sabe qual escolher, não deixe que a indecisão trave a sua jornada. Se não houver outro jeito, faça um sorteio, escolha um nicho e siga em frente.
Como dissemos na primeira aula, este é um curso eminentemente prático. Você vai precisar realizar as tarefas se quiser realmente marcar presença na internet e colher os resultados.
Relembrando o conceito de nicho: um conjunto pequeno de pessoas com um mesmo interesse.
Ora, se todas as pessoas desse conjunto possuem um mesmo interesse, podemos escolher apenas uma dessas pessoas para representar todo o nicho.
Isso é o que se chama construção de avatar. E esse será o tema da próxima aula do curso.