O formato de produto ideal para se lançar no mundo digital (32 ideias para você testar)

Formato de produto digital

Se você alguma vez já pensou em se lançar profissionalmente no mundo digital, deve ter pensado sobre qual formato de produto ou serviço seria ideal para ofertar na internet.

Quase todas as pessoas que tentam essa empreitada pensam logo no formato de cursos online, com vídeo aulas gravadas em sequência. Nesta aula do curso Presença Digital de Zero a Dez, veremos que essa não é a única opção.

Para analisarmos diversas alternativas de formato de produto digital, veremos os seguintes tópicos:

  • Como o objetivo da sua oferta afeta o formato de produto a ser escolhido
  • 32 opções de formato de produto digital
  • Como desenvolver o seu produto digital no formato escolhido

O primeiro passo é vermos como o objetivo da sua oferta afeta o formato de produto a ser escolhido.

Como o objetivo da sua oferta afeta o formato de produto a ser escolhido

Neste oitavo módulo do curso Presença Digital de Zero a Dez sobre criação de produtos digitais, você já percorreu uma grande jornada para conhecer a fundo a sua própria audiência.

Para esta aula, é importante que você tenha elaborado especialmente as tarefas sobre nicho, persona, posicionamento e mapa de empatia.

Com essas ferramentas e já algum tempo produzindo conteúdo via site e se relacionando via redes sociais, você terá muita clareza sobre as dores e desejos da sua persona.

Embora exista um universo de possibilidades, é provável que o produto digital que você se proponha a lançar agora tenha um desses três objetivos:

  1. Afastar sua persona da dor: para este objetivo, o seu produto digital tem que resolver um problema concreto de forma prática. Você pode ensinar a resolução do problema (como em um curso online, por exemplo) ou você mesmo resolver o problema da pessoa (prestando um serviço direto via internet, por exemplo).
  2. Aproximar sua persona do prazer: neste segundo tipo de objetivo, em vez de resolver um problema concreto, o seu produto vai trabalhar com o desejo da pessoa. O desejo de ter mais saúde, de ficar mais bonita, de se vestir melhor, de ganhar mais dinheiro.
  3. Economizar tempo da sua persona: por fim, existem os produtos digitais cujo principal objetivo é simplesmente economizar tempo. Pense em modelos de petição vendidos para advogados, templates vendidos para designers, ferramentas de automação de tarefas repetitivas. Qualquer coisa que economize tempo da sua persona pode se transformar em um produto digital desta terceira categoria.

Observe que os três principais tipos de objetivos que um produto ou serviço digital podem resolver são bem semelhantes aos objetivos que vimos na aula sobre desenvolvimento da recompensa digital que você oferece gratuitamente para crescer a sua lista de emails.

32 opções de formato de produto digital

A semelhança entre o seu produto ou serviço e a recompensa digital que você oferece não é por acaso.

Neste modelo de marketing de conteúdo e relacionamento que estamos estudando no curso, a recompensa digital funciona como uma espécie de amostra grátis do que será ofertado mais à frente.

Logo, é natural que os objetivos de conteúdo da recompensa digital sejam similares aos objetivos de conteúdo do produto final. O que muda é que a recompensa não é absolutamente completa. Ela pega apenas um ponto específico da dor ou desejo da persona.

Assim como os objetivos entre recompensa e produto são semelhantes, também o formato de produto digital também pode assumir uma das 32 opções que listamos na aula sobre recompensas, com pequenos ajustes:

  1. Aplicativos e softwares
  2. Apresentação de Slides gravada e narrada
  3. Caderno de Exercícios
  4. Calculadoras
  5. Cheat Sheets
  6. Checklists
  7. Coleção de Referências
  8. Consultorias e atendimentos individuais online
  9. Conteúdo premium dentro do site (área de membros)
  10. Cronogramas e Calendários
  11. Cursos com aulas ao vivo (Webinários)
  12. Cursos em áudio (Podcursos)
  13. Cursos em formato de workshops (Aulas práticas ao vivo reunindo um grupo de alunos)
  14. Cursos em texto
  15. Cursos em vídeo
  16. Cursos por email
  17. Desafios e Jogos
  18. Ebooks
  19. Estudos de Caso
  20. Fluxogramas
  21. Close Friends no Instagram ou Grupos no Facebook, Whatsapp, Telegram etc.
  22. Infográficos
  23. Listas de Recomendações
  24. Mapa Mental
  25. Mentorias em grupo
  26. Planilhas
  27. Plano de Ação
  28. Relatórios
  29. Sumário ou Resumo
  30. Templates (modelos prontos para economia de tempo)
  31. Transcrição de um vídeo ou áudio
  32. Tutoriais

Marquei em negrito os formatos que costumam ter mais facilidade de venda, mas você pode explorar qualquer formato de produto digital que se adapte melhor ao seu caso.

O ponto é: você não precisa ficar necessariamente preso ao formato de cursos online com vídeo aulas gravadas em uma sequência definida. Sinta-se livre para explorar diversos formatos, testar o que funciona com a sua audiência e aprimorar com o tempo.

Como desenvolver o seu produto digital no formato escolhido

Além de pensar nas necessidades da sua persona, você precisa ter clareza sobre a viabilidade de desenvolver o formato de produto digital escolhido.

Por exemplo, um bom aplicativo para celular certamente se encaixa na maioria dos nichos de mercado. O desenvolvimento de um bom app, no entanto, é custoso, demorado e requer atualizações constantes.

Então, se você ainda não tem estofo o suficiente para uma empreitada desse porte, é melhor escolher um formato de produto digital mais simples para começar, gerar caixa e depois pensar se vale a pena evoluir para algo mais complexo.

Leve em consideração também a sua aptidão para desenvolver o formato. Se você detesta gravar vídeos, por exemplo, pode escolher fazer o seu curso em texto, áudio ou email. Mesmo que essas opções tenham um menor valor percebido no mercado, ainda assim é melhor lançar algo do que não lançar nada.

Para a maioria dos formatos acima listados, existem diversas plataformas que auxiliam o desenvolvimento do seu produto sem grandes complicações técnicas.

Na próxima aula do curso, vamos conhecer essas plataformas para você escolher aquela que mais se adapta ao formato de produto digital que você escolheu.

Plano de Ação

Ao final de cada aula do curso Presença Digital de Zero a Dez, ofereço uma série de tarefas específicas para você executar.

A ideia é não ficarmos apenas na teoria, mas partirmos para transformar, na prática, projetos em realidade.

Tarefa: Escolha o formato que você vai lançar e o desenvolva

Com base no conhecimento da sua persona e da sua capacidade de desenvolvimento atual, escolha uma das 32 opções de formato de produto digital que sugerimos para o desenvolvimento da sua oferta.

Em seguida, comece a produzir a versão inicial do formato escolhido. Na próxima aula, veremos como e onde você pode colocar esse produto para ser vendido pela internet e entregue com segurança para os seus futuros clientes. Até lá!

Escrito por
Walmar Andrade
Walmar Andrade