Usando as redes sociais para fazer marketing de relacionamento com o seu público-alvo

Marketing de relacionamento

Marketing de relacionamento pode ser definido como um tipo específico de comunicação por meio da qual o ofertante de um produto ou serviço relaciona-se continuamente com o seu público-alvo com a finalidade de criar confiança, conexão e branding.

Esse tipo de marketing não surgiu com a internet, mas o surgimento das redes sociais potencializou e muito essa forma de comunicação.

Nesta aula, que inaugura o sétimo módulo do curso Presença Digital de Zero a Dez, vamos ver exatamente como usar o marketing de relacionamento via redes sociais para a criação de conexão com o seu público-alvo.

Para isso, veremos:

Vamos começar com uma recapitulação do que fizemos até aqui no curso.

Marketing de conteúdo vs Marketing de relacionamento

Esta aula dá início ao sétimo módulo do curso Presença Digital de Zero a Dez. Nos seis módulos anteriores, nós estudamos detalhadamente:

  1. Como planejar a sua Presença Digital
  2. Como criar sites e perfis nas redes sociais
  3. Como elaborar um processo de produção de conteúdos
  4. Como gerar autoridade a partir dos conteúdos produzidos
  5. Como usar técnicas de copywriting para criar uma lista de emails
  6. Como aproveitar tráfego orgânico e pago para crescer a sua audiência

Se você seguiu todas as etapas do curso até aqui, tem hoje um plano, um site, um processo de produção de conteúdos, um posicionamento como autoridade em um nicho de mercado e uma lista de emails gerada a partir de recompensas digitais e tráfego pago.

A partir de agora, vamos ver como você pode se relacionar continuamente com essa audiência gerada. Neste curso, vamos tratar essa parte especificamente como marketing de relacionamento via redes sociais, embora esteja dentro da mesma estratégia de marketing de conteúdo.

A estratégia BEED

Profissionais de comunicação digital no exterior costumam mencionar a estratégia BEED para criação de relacionamento com a audiência.

BEED é um acrônimo para Be Everywhere Every Day, ou seja, Esteja Todo Dia em Todo Lugar.

A ideia é estar presente nas redes sociais relevantes para o seu público-alvo todos os dias.

Embora seja desgastante, essa é uma estratégia que pode dar muito certo. Desde que você não cometa o erro mais comum entre quem tenta explorar as redes sociais: ficar simplesmente fazendo propaganda de si mesmo.

Sabe aqueles perfis que todo dia postam algo sobre si mesmos? Que postam uma diquinha qualquer, um panfleto, um autoelogio?

Esse tipo de comportamento não se enquadra no ideal de marketing de relacionamento. Para não cometer esse erro, tenha em mente que criar confiança, conexão e branding diz mais respeito a servir do que a se autopromover.

Um bom relacionamento nas redes sociais é criado quando você passa a servir o seu público. Quando posta conteúdos que realmente ajudem a sua persona a resolver os problemas dela. Quando se coloca à disposição para receber perguntas, responder mensagens, dedicar tempo a ajudar a sua audiência.

Quais redes sociais usar?

Existem dezenas de redes sociais disponíveis para você explorar em uma estratégia de marketing de relacionamento. No entanto, o ideal é focar apenas naquelas que sejam relevantes para o seu público-alvo.

Comece pelas óbvias do momento: Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, Linkedin. Depois, pense em redes mais específicas que podem ser visitadas pelo seu nicho de mercado.

Cada rede tem a sua linguagem própria e uma dinâmica de funcionamento específica. Ficar replicando o mesmo conteúdo em diversas redes pode até ser prático para quem produz conteúdo, mas não é tão útil para quem está consumindo aquele conteúdo.

Por isso, escolha as redes que fazem sentido para você e se dedique a entender a linguagem e a dinâmica dessas redes. É melhor ser forte em apenas uma rede relevante para o seu público-alvo do que querer tentar abraçar o mundo e ter perfis fracos em todas elas.

Usando o Instagram como exemplo para marketing de relacionamento

Como são muitas as redes sociais disponíveis, neste curso vamos utilizar o Instagram como exemplo de canal de comunicação para a execução de marketing de relacionamento.

Todas as ideias que servem para o Instagram também servirão para outras redes, basta adaptar a linguagem e entender a dinâmica do funcionamento da rede escolhida.

Se você ainda não está fazendo marketing de relacionamento em nenhuma rede, sugerimos começar pelo Instagram seguindo as próximas aulas. Depois que você estiver forte no Instagram, pode passar para outra rede e assim sucessivamente.

Na próxima aula do curso, vamos entender em detalhes a linguagem e a dinâmica do Instagram. Até lá!

Escrito por
Walmar Andrade
Walmar Andrade