Como fazer marketing no Instagram de forma humanizada

Marketing no Instagram

A linguagem do Instagram, assim como de qualquer outra rede social, é o primeiro pilar que você deve dominar para otimizar o seu marketing de relacionamento via redes sociais.

Na aula passada, nós iniciamos o sétimo módulo do curso Presença Digital de Zero a Dez falando como as redes sociais são o canal ideal para gerar confiança, conexão e branding entre o seu projeto na internet e o seu público-alvo.

Nesta aula, vamos tratar especificamente da linguagem do Instagram, a rede social que escolhemos na aula anterior como exemplo a ser estudado e depois adaptado para outras redes. Vamos ver em detalhes:

  • Como a história do marketing no Instagram influencia em sua linguagem
  • As transformações nas redes sociais que precisam ser acompanhadas pelo marketing de relacionamento
  • O marketing no Instagram com relacionamento humanizado

Para começar, um pouco de história.

Como a história do marketing no Instagram influencia em sua linguagem

A rede social que hoje conhecemos como Instagram evoluiu de um aplicativo chamado Burbn, criado pelo americano Kevin Systrom. O app tinha várias funções, entre elas o compartilhamento de fotos, mas nunca fez muito sucesso.

Em 2010, juntou-se a Systrom o brasileiro Mike Krieger. Foi ideia do brasileiro retirar todas as demais funções do Burbn e focar exclusivamente no compartilhamento de fotos, mudando o nome do app para Instagram (Instant camera + Telegram).

Inicialmente disponível apenas para iPhone, o Instagram começou a ganhar tração entre fotógrafos, designers e outros artistas visuais. Em apenas dois anos, conseguiu chegar a 100 milhões de usuários ativos.

O uso inicial por profissionais ligados a artes visuais deixou o Instagram com uma identidade própria, uma linguagem que ao longo dos anos foi se formando na plataforma.

Os perfis que faziam mais sucesso no início não eram os que postavam fotos quaisquer, mas sim aqueles que se preocupavam com a estética, deixando tudo “instagramável”. Essa linguagem até hoje influencia a comunicação na rede.

Por conta do estrondoso sucesso, o Instagram foi adquirido em abril de 2021 pelo Facebook. Essa história é contada em detalhes no livro O Clique de 1 Bilhão de Dólares, de Filipe Vilicic.

A venda para o Facebook trouxe grandes mudanças para o Instagram. A rede passou a ser repleta de anúncios e começou a adotar funcionalidades que faziam sucesso em rede concorrentes, como os Stories, o IGTV e o Reels, respectivamente copiados do Snapchat, YouTube e TikTok.

Embora criticadas, as constantes mudanças têm sido essenciais para que o Instagram não tenha o mesmo destino de outras redes que atingiram o auge e sumiram rapidamente, como o Orkut, o MySpace ou o Periscope.

As transformações nas redes sociais que precisam ser acompanhadas pelo marketing de relacionamento

A história do Instagram ajuda a entender como o marketing de relacionamento precisa estar atento às mudanças constantes nas redes sociais.

Se um perfil que fazia sucesso no início do Instagram compartilhando fotos com filtros e hashtags não se adaptou, provavelmente ficou para trás.

Com a popularização, o Instagram deixou de ser um lugar de artistas visuais e logo passou a ser a casa de pessoas mais interessadas em mostrar a própria vida, a era das selfies. Algumas dessas pessoas cresceram tanto que se tornaram os primeiros “influenciadores digitais”.

As empresas ficaram de olho naquele crescimento exponencial do Instagram e também invadiram a plataforma com seus perfis institucionais, anúncios e apelando para muita automação.

O Instagram foi evoluindo a cada onda de mudança. O feed que antes era apresentado em ordem cronológica agora tem um algoritmo que escolhe o que exibir para cada pessoa, enfraquecendo o uso de automações e posts desinteressantes e valorizando a humanização das postagens.

Por isso, a cada nova atualização na plataforma, o marketing precisa ser adaptado para continuar mantendo o relacionamento com o público-alvo.

O marketing no Instagram com relacionamento humanizado

Não faz mais sentido insistir em feeds organizados, filtros, automações. O melhor relacionamento, no Instagram ou em qualquer outra rede, é aquele feito de pessoa para pessoa.

Como dito na aula anterior, você deve focar em servir a sua persona. Reveja as tarefas que foram propostas nas aulas do primeiro módulo sobre definição do nicho de mercado, criação da persona e preenchimento do seu Brand Key.

Nessas tarefas está o ponto de partida para você fazer um bom marketing de relacionamento. Você ali definiu quais eram as dores e desejos do seu público-alvo.

Agora, nas rede sociais, poderá ver na prática se essas dores e esses desejos imaginados se confirmam. Para isso, é preciso se abrir para os seus seguidores. É preciso tentar ajudá-los, estar disponível para responder perguntas, publicar conteúdo pensando mais neles e menos em você.

Tudo isso precisa ser feito de uma forma humanizada, autêntica, sem automações. De preferência com você colocando a cara no vídeo para conversar com a sua audiência.

Imagine como seria o seu relacionamento com as pessoas se você mandasse um boas vindas em vídeo para cada pessoa que seguisse o seu perfil? Ou se respondesse em vídeo às mensagens diretas que enviam para você?

Esse é um tipo de relacionamento que dá trabalho de ser feito, mas que gera uma conexão muito mais consistente. Com essa conexão forte estabelecida, ficará muito mais fácil ofertar produtos e serviços sem precisar apelar para técnicas de marketing digital de ética duvidosa.

Plano de Ação sobre marketing no Instagram

Ao final de cada aula do curso Presença Digital de Zero a Dez, ofereço uma série de tarefas específicas para você executar.

A ideia é não ficarmos apenas na teoria, mas partirmos para transformar, na prática, projetos em realidade.

Tarefa: Remova qualquer automação das suas redes sociais e substitua por relacionamento humanizado

Se você utiliza algum tipo de automação no Instagram ou em qualquer outra rede social, sua tarefa nesta aula é remover essas automações.

Jogue fora os robôs que seguem os outros automaticamente, que saem dando likes aleatórios ou fazendo comentários inócuos como “Legal seu post! Visite meu perfil! Sigo de volta!”.

Em vez disso, experimente pelo menos por alguns dias promover um relacionamento humanizado com os seus seguidores. Mande uma mensagem de boas vindas em vídeo para quem te seguir. Responda em vídeo às mensagens diretas ou questionamentos deixados na caixinha de perguntas.

Além disso, publique conteúdos pensando mais na sua audiência e menos em você. Pense em posts que possam ajudar a persona que você definiu lá no início do curso a evitar dores ou conquistar aspirações.

Bibliografia

Livro: O Clique de 1 Bilhão de Dólares

O Clique de 1 Bilhão de Dólares

Em O Clique de 1 Bilhão de Dólares, Filipe Vilicic conta a história de como o brasileiro Mike Krieger revolucionou o mundo ao transformar um app que só colecionava insucessos em um negócio com mais de 100 milhões de usuários ativos em apenas dois anos.

Além de conhecer a história por trás da empresa, o livro ajuda a entender a linguagem do Instagram e permite que você se comunique se um modo mais eficiente na plataforma.

Escrito por
Walmar Andrade
Walmar Andrade