As 2 principais formas de vender produtos digitais na internet

Vender produtos digitais

Existem basicamente duas formas principais de vender produtos digitais na internet: a venda perpétua e os lançamentos com prazos limitados.

Nesta primeira aula do módulo de vendas do curso Presença Digital de Zero a Dez, nós vamos analisar as características, as vantagens e as desvantagens de cada uma dessas duas formas de vender produtos digitais.

Para isso, abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é venda perpétua
  • O que são os lançamentos com prazos limitados
  • Os 4 tipos de lançamentos de Jeff Walker

Primeiro vamos entender o que é venda perpétua.

O que é venda perpétua

Venda perpétua significa ofertar um produto continuamente na internet sem um prazo definido.

A maioria das ofertas que existem na internet adotam a forma de venda perpétua. A não ser que o produto seja terminado, a qualquer momento você pode entrar em uma loja online e comprar o que está sendo ofertado.

Quando estamos falando de produtos digitais, a venda perpétua é mais utilizada para produtos de valores mais baixos ou que requerem pouca consideração para a compra.

As vantagens da venda perpétua incluem um fluxo de caixa relativamente constante e previsível, um aprimoramento da inteligência das técnicas de tráfego pago e um menos esforço concentrado para a venda dos produtos.

As desvantagens da venda perpétua incluem uma falta de impulso para a compra pela ausência de escassez, ausência de grandes picos de faturamento e a necessidade de estar sempre focando na quantidade de vendas diárias.

O que são os lançamentos com prazos limitados

Lançamentos com prazos limitados são ofertas de produtos ou serviços na internet com uma pequena janela de tempo para a compra. Fechada essa janela, o possível cliente não consegue mais adquirir o produto até que uma nova oportunidade se abra.

No mercado de produtos digitais, os lançamentos são mais utilizados para ofertas mais caras, que exijam muita consideração na hora da compra ou que necessitem da formação de turmas fechadas.

As vantagens dos lançamentos com prazos limitados são a geração de altos picos de faturamento, a criação de autoridade do produtor e a pontualidade das ações de venda.

As desvantagens dos lançamentos com prazos limitados são o enorme esforço necessário para rodar um lançamento, a falta de constância e previsibilidade de fluxo de caixa e a necessidade de uso relativamente extremo de algumas técnicas de copywriting.

Embora os lançamentos com prazos limitados existem há muito tempo no comércio tradicional (pense no prazo para matricular uma criança em uma escola, por exemplo), essa forma de venda ganhou enorme popularidade na internet a partir de 2012 com o funil de vendas criado pelo produtor Jeff Walker.

Os 4 tipos de lançamentos de Jeff Walker para vender produtos digitais

Jeff Walker é um produtor americano conhecido por ter criado o funil de vendas conhecido como Product Launch Formula, licenciado no Brasil com o nome Fórmula de Lançamento pela empresa Ignição Digital, de Érico Rocha.

No livro Launch: An Internet Millionaire’s Secret Formula To Sell Almost Anything Online, Build A Business You Love, And Live The Life Of Your Dreams, Jeff Walker explica quatro principais tipos de lançamentos com prazo definido:

  1. Lançamento Semente: chamado originalmente de Seed Launch no livro de Jeff Walker, o Lançamento Semente tem como objetivo simplesmente testar se o que você pretende vender realmente vai vender. Esse lançamento é feito antes mesmo de o produto estar pronto, servindo para validar a oferta, financiar a criação do produto e gerar depoimentos.
  2. Lançamento Relâmpago: é o tipo utilizado para quem já tem produto e lista de emails e necessita gerar vendas rapidamente, através de uma sequência de 4 a 7 e-mails.
  3. Lançamento Clássico: é o lançamento original descrito por Jeff Walker em sua Product Launch Formula. Esse lançamento é organizado em forma de um funil de quatro etapas: pré-pré-lançamento (alerta de que se vai iniciar um lançamento), pré-lançamento (divulgação de conteúdos que sirvam para nutrir as leads), lançamento (período limitado de tempo em que o carrinho fica aberto para vendas) e pós-lançamento (entrega do produto). O Lançamento Clássico subdivide-se em três tipos:
    • Interno: quando você vende apenas para a sua próprio audiência.
    • Semi-Interno: quando você chama alguns poucos parceiros como afiliados e vende também para as audiências deles, remunerando-os em forma de comissão.
    • Externo: chamado por Jeff Walker de JV Launch, este lançamento é quando você abre o seu produto para afiliações. É o lançamento mais complexo, já que na prática você faz um lançamento para a sua audiência e outro para os seus afiliados.
  4. Relançamento: repetição de um lançamento que já deu certo, da mesma forma ou com pequenas melhorias.

Esses quatro tipos de lançamentos podem ser encadeados de forma a escalar resultados.

Por exemplo, você pode começar com um Seed Launch e, caso a oferta seja testada com sucesso, fazer um Relançamento para aumentar os resultados.

Em seguida, executa um Lançamento Clássico e faz um Relançamento para ampliar os ganhos. Depois, pode abrir o mesmo lançamento para alguns poucos parceiros. E, quando já estiver dominando a técnica, executar um Lançamento Externo e o relançar enquanto estiver gerando lucros.

Os detalhes de como executar passo a passo cada um desses lançamentos podem ser aprendidos nos cursos Product Launch Formula (em inglês) ou Fórmula de Lançamento (em português).

Neste módulo de vendas do curso Presença Digital de Zero a Dez, teremos apenas a visão geral acerca das duas formas principais de venda de produtos digitais, a venda perpétua e os lançamentos com prazos definidos.

Na próxima aula, veremos como montar uma carta ou script de vendas com base nas tarefas que você fez anteriormente no curso, sobretudo aquelas relacionadas a nicho, persona, posicionamento e criação do seu produto digital.

Tenha, portanto, essas definições em mãos antes de partirmos para a próxima aula. Até lá!

Bibliografia sobre vender produtos digitais

Livro: Launch

Launch

Se você quer conhecer mais sobre o lançamento de produtos com prazos definidos, dê uma lida no livro Launch, de Jeff Walker.

Nele, o criador da Product Launch Formula explica como chegou até esse funil de vendas e o como ele funciona em linhas gerais.

O livro não explica detalhes da sua implementação. Na verdade, ele funciona mais para despertar interesse e atenção para quem deseja comprar o curso Product Launch Formula.

De qualquer modo, é uma leitura indicada pra quem quer começar a se familiarizar com essa forma de vender produtos digitais.

Escrito por
Walmar Andrade
Walmar Andrade