Como usar o Google Ads para alcançar mais pessoas com o seu conteúdo de nicho

Google Ads

Saber como usar o Google Ads corretamente pode ser o diferencial para ter o seu conteúdo de nicho encontrado no maior buscador do mundo sem ter que depender tanto do tráfego orgânico.

Por isso, nesta última aula do módulo de tráfego do curso Presença Digital de Zero a Dez, vamos ver como usar o Google Ads do jeito certo, entendendo em detalhes:

  • O que é o Google Ads
  • Como configurar uma conta no Google Ads
  • Como instalar a Global Site Tag Google
  • Como criar campanhas no Google Ads
  • Como usar o Google Ads para criar públicos que convertem

Primeiro, vamos entender exatamente o que é o Google Ads.

O que é o Google Ads

Google Ads é o sistema centralizado de veiculação de anúncios do Google, o que compreende não apenas os anúncios exibidos nas páginas de resultados de busca, mas também outros serviços do Google, como o YouTube e a rede de display, ou seja, sites e blogs que utilizam o programa Google Adsense.

Essa plataforma de anúncios é a ideal para quem tem um público-alvo que já tem ideia do que quer. Essas pessoas, ao buscar a solução para problemas que estejam enfrentando, podem encontrar exatamente o seu conteúdo de nicho entre os resultados de busca.

Você pode entender exatamente o que é o Google Ads e quais são as regras da plataforma de anúncios nesta página oficial.

Como configurar uma conta no Google Ads

O primeiro passo para configurar uma conta no Google Ads é criar uma conta no Gmail, o serviço de email do próprio Google.

Depois, acesse a página oficial do Google Ads e ignore as sugestões de sair logo criando uma campanha. Se você está seguindo os passos do curso desde o primeiro módulo, o ideal é, antes de sair criando campanhas, fazer a configuração correta da sua campanha.

A configuração inicial é bem simples. Você deve definir o país de faturamento, moeda, fuso horário etc. Depois, vá em Ferramentas e Configurações para colocar as suas informações de pagamento no menu de Faturamento.

Caso outra pessoa vá fazer os anúncios para você, é possível conceder o acesso à conta no link de acesso e segurança da conta. Basta adicionar o Gmail delas e configurar o nível de acesso.

Vinculando o canal do YouTube ao Google Ads

Se o seu projeto utiliza vídeos, conforme recomendamos lá na aula sobre a importância dos vídeos, crie um canal no YouTube para veicular esses vídeos usando tráfego pago via Google Ads.

Para isso, basta copiar a URL do seu canal e colar na área de contas vinculadas do Google Ads.

Assim, você vai conseguir criar campanhas, impulsionar vídeos e utilizar as demais ferramentas que integram o Google Ads ao YouTube (que também é uma empresa do Google).

Como instalar a Global Site Tag Google

Na aula sobre os 7 pré-requisitos para começar a anunciar no Facebook, você aprendeu que o Pixel do Facebook é um pedaço de código fornecido pelo Facebook para você instalar no seu site.

Com esse pedaço de código, a plataforma de anúncios do Facebook sabe tudo o que os usuários fazem nas páginas do seu site.

No Google Ads, esse pedaço de código se chama Global Site Tag. E assim como você fez com o Pixel do Facebook, também é necessário instalar a Global Site Tag no seu site para que as suas campanhas no Google Ads funcionem corretamente.

Primeiro, você deve criar a tag dentro do Google Ads, indo em Ferramentas e Configurações > Medição > Conversões.

Adicione uma nova Conversão com a opção Site, preenchendo a categoria, nome da conversão, valor da conversão (se houver valor atrelado), contagem (marque sempre apenas uma), janela de conversão de clique (tempo para considerar que uma conversão veio de um anúncio) e modelo de atribuição (para o Google saber a qual campanha atribuir a conversão).

Sempre deixe marcada a opção Incluir em Conversões. Essa opção é ideal para que o Google Ads utilize futuramente os lances inteligentes.

No caso de campanhas de captação de leads usando recompensas digitais e páginas de captura, a categoria a ser preenchida é Enviar formulário de lead e o valor atrelado é sem valor (já que o usuário não paga nada para baixar sua recompensa). A janela de conversão aqui deve ser de apenas um dia, já que não há muito tempo de consideração para uma pessoa baixar uma recompensa digital.

Feita essa configuração, o Google Ads fornece dois códigos para você instalar a tag por conta própria.

O primeiro código é a Global Site Tag, que deve ser instalada em todas as páginas do seu site.

O segundo código é a conversão específica que você acabou de criar. Este snipet de evento deve ser colado apenas na página de obrigado, na página para a qual o usuário vai depois de baixar a sua recompensa digital.

Copie esses códigos e cole nas páginas usando o WordPress, conforme ensinamos no módulo 2 do curso Presença Digital de Zero a Dez. Você pode utilizar um plugin para isso.

Para saber se tudo deu certo, basta utilizar o Google Tag Assistant, uma extensão do navegador Google Chrome que verifica se as suas tags foram instaladas corretamente.

Como criar campanhas no Google Ads

Agora que a sua conta está configurada e sua tag instalada, é chegada a hora de criar a sua primeira campanha no Google Ads.

Vá em Nova Campanha e escolha uma das três opções principais:

  • Rede de Pesquisa: seu anúncio vai aparecer nas páginas de resultado de busca do Google.
  • Rede de Display: seu anúncio vai aparecer em um dos sites parceiros do Google que veiculem propaganda utilizando o Google Ads.
  • Vídeo: seu anúncio vai aparecer primordialmente no YouTube.

Nomeie a campanha utilizando a mesma lógica que ensinamos na aula sobre como criar campanhas no Facebook.

Depois, faça a segmentação da campanha utilizando os dados do seu público-alvo que você já listou nas aulas sobre nicho de mercado, criação de personas e posicionamento.

A segmentação vai criar diversos públicos que você pode hierarquizar utilizando a mesma lógica ensinada na aula sobre anúncios para o Facebook.

Crie um grupo de anúncios para cada público, sendo no mínimo os grupos de interesses, palavras-chave, tópicos e (caso esteja anunciando no YouTube) canais. Depois das primeiras campanhas, você pode usar também públicos internos, ou seja, pessoas que visitaram o seu site ou viram o seu canal no YouTube.

O passo seguinte é fazer o criativo, com título, conteúdo e chamada para ação de acordo com os seus objetivos. Lembre-se de utilizar as técnicas de copywriting que aprendeu no módulo 5 deste curso.

Como usar o Google Ads para criar públicos que convertem

A hierarquia de públicos (grupos de anúncios) no Google Ads vai seguir a mesma lógica que você aprendeu na aula sobre criação de campanhas no Facebook.

Esse é um método de organização, priorização e exclusão de públicos que foi desenvolvido pelo especialista em tráfego Pedro Sobral. O principal objetivo é evitar a sobreposição de públicos e assim otimizar os resultados dos seus anúncios.

Para isso, você deve nomear e hierarquizar os seus públicos de acordo com uma ordem numerada. Esse número é chamado Fator de Exclusão.

O Fator de Exclusão é um número a partir de zero que indica a ordem em que os seus públicos são organizados.

O Fator de Exclusão serve para evitar a sobreposição de públicos no Google Ads, para que uma mesma pessoa que esteja em vários dos seus públicos não veja o anúncio diversas vezes.

Assim, o Grupo de Anúncios com o número zero será o que contém um dos seus públicos. O Grupo de Anúncios seguinte terá outro dos seus públicos, excluindo o público do anterior. E assim sucessivamente.

Esses públicos devem ser hierarquizados de acordo com a quantidade (critério objetivo) e a qualidade (critério subjetivo) de pessoas em cada um deles. Os públicos mais qualificados ficam no topo da hierarquia. Os maiores não podem ficar no topo, sob risco de deixar os demais públicos sem ninguém.

Em resumo, o público do Grupo 00 não terá nenhuma exclusão. O Grupo 01 terá o público dele, excluindo o público do Grupo 00. O Grupo 02 terá o público dele, excluindo os públicos dos Grupos 00 e 01. E assim vai.

Plano de Ação: Como criar campanhas no Facebook

Ao final de cada aula do curso Presença Digital de Zero a Dez, ofereço uma série de tarefas específicas para você executar.

A ideia é não ficarmos apenas na teoria, mas partirmos para transformar, na prática, projetos em realidade.

Tarefa: Crie sua primeira campanha no Google Ads

A tarefa desta aula é colocar a mão na massa. Abra a conta de anúncios que você criou e crie a sua primeira campanha.

Se é a sua primeira vez no gerenciador de anúncios, não se assuste com a quantidade de opções disponíveis.

A melhor maneira de tornar tudo isso mais fácil é colocar a mão na massa e começar a mexer no Google Ads, sem medo. Se o seu receio é perder dinheiro, faça pequenos testes com um ou dois reais, só para ver como funciona.

Fim do Módulo 6 – Tráfego Pago e Orgânico

Esta aula sobre anúncios no Google foi a última do módulo de Tráfego Pago e Orgânico, o sexto módulo do curso Presença Digital de Zero a Dez.

Na próxima aula, iniciaremos o sétimo dos 10 módulos, sobre marketing de relacionamento:

  1. Planejamento de Presença Digital
  2. Criação de sites e perfis
  3. Produção de conteúdo
  4. Marketing de conteúdo
  5. Copywriting
  6. Tráfego pago e orgânico
  7. Marketing de relacionamento
  8. Criação de produtos digitais
  9. Conversão e vendas
  10. Da presença à influência digital

Até o próximo módulo!

Escrito por
Walmar Andrade
Walmar Andrade