5 simples passos para criar uma Recompensa Digital que diminua os custos e aumente o faturamento da sua lista de emails

Recompensa digital

Criar uma recompensa digital é provavelmente a mais importante ação que você pode tomar ao iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo.

Eu mesmo já vi com meus próprios olhos essa simples estratégia quintuplicar o crescimento de uma lista de e-mails em apenas três meses!

Em vez de tentar convencer as pessoas a se cadastrarem no seu site sem oferecer nada em troca, você pode simplesmente criar um PDF de uma (somente uma!) página e ainda assim ver a sua lista de emails crescer exponencialmente.

Nesta aula do curso Presença Digital de Zero a Dez, eu vou explicar a importância de você criar uma recompensa digital que converte e mostrar os quatro únicos tipos de recompensa que você precisa trabalhar.

Estudaremos em detalhes:

  • Por que criar uma recompensa digital pode ser o diferencial entre o sucesso ou fracasso de um negócio online
  • O que é uma recompensa digital para o marketing de conteúdo
  • Os 4 únicos tipos de recompensa digital
  • A importância do título da sua recompensa digital
  • Como criar uma recompensa digital que converte em 5 simples passos

Para começar, vamos entender melhor a importância crucial de uma recompensa digital.

Por que criar uma recompensa digital pode ser o diferencial entre o sucesso ou fracasso de um negócio online

No aula anterior do curso, eu expliquei sobre a importância de saber como criar uma lista de emails.

Essa lista é o único canal de comunicação com a sua audiência que não possui qualquer intermediário escolhendo quais mensagens devem ser entregues.

É por meio dela que você vai transformar potenciais clientes (prospectos) em clientes de fato, criando um relacionamento que os faça perceber que eles precisam do seu produto ou serviço.

A grande pergunta é: como convencer as pessoas a se cadastrarem na sua lista de emails?

E a resposta é: oferecendo recompensas digitais relevantes para a persona do seu nicho de mercado.

Por isso ter uma recompensa digital relevante para o seu mercado pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.

Com uma recompensa matadora, você verá a sua lista de emails crescer todo dia a um custo baixíssimo.

Isso significa menores gastos e maior potencial de faturamento, visto que sua audiência direta será cada vez maior.

Do contrário, com uma recompensa ruim, ficará cada vez mais caro converter visitantes em leads dentro do seu funil de vendas.

Entendida a importância desse ativo, vamos compreender melhor o que é uma recompensa digital.

O que é uma recompensa digital para o marketing de conteúdo

No contexto de marketing de conteúdo que estamos utilizando neste curso, uma recompensa digital é um ativo que você oferece ao seu público-alvo em troca de um contato dele.

Por exemplo, você já caiu em uma página na qual lhe era oferecido um ebook gratuito? Só que, para baixar esse ebook, você tinha que informar o seu email?

Esse é o modelo clássico de recompensa digital.

O produtor de contéudo diz algo como: “Olha, eu tenho esse pedaço de informação aqui que pode resolver um problema específico seu. E eu vou dar para você em troca do seu contato.”

A recompensa digital também é conhecida como isca digital, ímã digital, lead magnet e outros nomes.

Independente do termo, o que importa é que ela dispara dois significativos gatilhos mentais: reciprocidade e autoridade.

Para isso, contudo, é preciso que a recompensa gere extremo valor para a sua audiência. E isso pode ser feito de 4 formas.

Os 4 únicos tipos de recompensa digital

Em aula anterior deste curso, você foi orientado a elaborar um mapa de empatia.

Nesse mapa, você identifica com clareza quais são as dores e aspirações da sua persona (o representante ideal do seu público-alvo).

Para criar uma recompensa realmente relevante para o seu público, ela precisa focar em um desses quatro objetivos:

  1. Afastar sua persona da dor: este é o tipo de recompensa que mais converte. A pessoa chega a você com um problema específico e você mostra como resolver esse problema.
  2. Aproximar sua persona do prazer: neste segundo tipo, em vez de trabalhar o medo, você passa a trabalhar com o desejo da pessoa. Aqui a recompensa deve mostrar como seu visitante pode alcançar determinado objetivo.
  3. Diagnosticar a situação da sua persona: elaborar um questionário que, uma vez respondido, faça um diagnóstico de determinado problema também é um tipo bastante útil de recompensa digital. E você ainda tem a vantagem de receber as informações desse questionário e assim conhecer melhor o seu público-alvo e segmentar melhor a sua comunicação.
  4. Economizar tempo da sua persona: por fim, você pode elaborar uma recompensa que simplesmente economize o tempo da sua audiência.

Esses são basicamente os únicos 4 tipos de recompensa que você precisa trabalhar. E eles estão listados em uma ordem específica: do que mais converte para o que menos converte, em regra.

Embora essa seja uma regra geral, o mais recomendável é que você crie esses quatro tipos de recompensa e teste qual deles converte mais para o seu nicho.

Em qualquer dos quatro tipos, existe um elemento que é tão ou mais importante do que o que está sendo oferecido: o título da recompensa.

A importância do título da sua recompensa digital

No módulo de Produção de Conteúdo do curso Presença Digital de Zero a Dez, ensinei em detalhes como escrever títulos que funcionam.

Lá, expliquei que o título é a parte mais importante do seu conteúdo. E isso vale também para a sua recompensa digital.

Isso porque se o título for desinteressante, de nada adianta ter a melhor e mais completa recompensa digital do mundo. As pessoas simplesmente não irão baixá-las.

Para escolher um título matador para a sua recompensa, sugiro que siga esse roteiro de quatro passos:

  1. Comece pelo título. Se você não encontrar uma chamada realmente boa, nem vale a pena criar a recompensa digital.
  2. Reserve pelo menos uma hora só para escrever o título. A escolha de um bom título pode demorar quase o mesmo tempo que a produção da recompensa.
  3. Tenha uma lista de modelos prontos e escreva de 10 a 30 títulos com essas fórmulas
  4. Escolha o melhor título para a sua recompensa
  5. Realize testes A/B com os melhores títulos para que as estatísticas mostrem qual dá mais resultado

As mesmas fórmulas que funcionam para os seus conteúdos também podem ser utilizadas para o título da sua recompensa digital.

Gatilhos Mentais

Mas fique atento para incluir seis elementos que vimos nas aulas sobre técnicas de copywriting e gatilhos mentais:

  • Gatilho Mental da Escassez: para despertar um senso de imediatismo ou urgência.
  • Conexão Emocional: para que o visitante não tenha dúvidas de que a recompensa funciona para ele.
  • Gatilho Mental da Especificidade: para gerar precisão e evitar que sua recompensa seja vaga ou pouco atrativa.
  • Future Pacing: para explicitar a transformação que a sua persona terá ao baixar sua recompensa digital.
  • CTA: para dar um comando de ação claro e preciso sobre o que o visitante precisa fazer para baixar a recompensa.
  • Gatilho Mental da Ganância: para que a recompensa seja percebida como uma barganha, como algo único e exclusivo que a sua audiência sempre quis ter.

Verifique se esses seis elementos estão presentes ao adaptar as fórmulas abaixo para o título da sua recompensa digital.

90 fórmulas, modelos e exemplos de títulos para sua recompensa digital

Existem diversos materiais na internet com fórmulas e templates prontos para manchetes. Separei aqui os que considero melhores, excluindo os extremamente apelativos.

Basta clicar na categoria corresponde para ver a lista de templates de títulos que você pode usar livremente na sua recompensa digital.

As Fórmulas
  1. Número + Adjetivo + Palavra-chave + Análise Racional + Promessa
  2. Numero + Adjetivo + Palavra de Impacto + Verbo + Produto/Benefício Primário + Alvo + Promessa
  3. Palavra de Impacto + Gancho OU Benefício Primário + [Adjetivo – Opcional] + Verbo + Alvo + Promessa
  4. Palavra[s] de Impacto + Descrição + Característica + Verbo + Benefício Primário + Enquanto/Ao Mesmo Tempo/Sem
  5. Frase de Impacto + Benefício Primário + Tempo – Inimigos / Objeções

Exemplos correspondentes:

  • 7 infalíveis técnicas sobre como escrever títulos que são sempre clicados
  • 10 jeitos de como escrever títulos irresistíveis que vão fazer com que seu post seja três vezes mais clicado e compartilhado
  • Revelado: um pequeno truque sobre como escrever títulos está assustando blogueiros que dobram sua audiência praticamente da noite para o dia
  • 9 surpreendentemente simples exercícios sobre como escrever títulos que zeram a taxa de rejeição em 7 dias ou menos
  • Um truque estranho de como escrever títulos na metade do tempo enquanto se aumenta a taxa de retorno em 150% sem fazer clickbait
O Como

Como…

  • Como [assunto] – O Guia Absolutamente Completo
  • Como Acabar com [problema]
  • Como Tomar Controle de Uma Vez Por Todas do Seu [Problema Gravíssimo]
  • Como [Alguma Ação] em 5 Minutos
  • Como Fazer [assunto]
  • Como Ser [Qualidade Desejável]
  • Como Conseguir [Resultados] [Rapidamente/Fácil/Prático][Sem Riscos/Garantido]
  • Como Fazer Para […] Mesmo Que [Obstáculo Comum]
  • Como Fazer […] Sem [Precisar de Algo/Causar um Problema]
  • Como Você Pode [Fazer Algo] Enquanto Você [Faz Algo Diferente]
  • Como [Transformar um Problema] Em Um [Benefício]
  • Como [Fazer Algo] Que os Seus [Pessoas Importantes para o seu Público] Irão Amar
  • Como Usar […] Para […]
  • Como […] em [Ano]
  • Como […] – O Guia Definitivo
  • Como Ser Esperto Num Mundo de [Grupo] [Ofensa (Ex: incompetentes)]
  • Como [Eliminar um Problema/Dor Específico] Sem [Outros Problemas/Consequências]
  • Como […] e Também […]
As Listas

Listas

  • [número] perguntas que você precisa se fazer agora para [assunto]
  • [número] Sinais de que [assunto]
  • [número] Fatores Pouco Conhecidos que Podem Afetar Seu [assunto]
  • [número] Erros Bobos sobre [assunto] que Fazem Você Parecer um Idiota
  • [número] erros chocantes que matam seu [resultado desejado]
  • [número] Maneiras Para Você [Fazer Algo]
  • 101 […] para [Evento/Causa/Processo]
  • [número] Recursos Incríveis Para [Audiência/Processo]
  • As 10 Melhores […]
  • [número] Segredos Sobre/Dos […] Que Todos [Seus Clientes] Deveriam Saber
  • [número] Razões Incomuns Para […]
  • [número] Erros Que a Maioria dos [Seu Cliente] Fazem [Em Alguma Situação – E Como Evitá-los
  • As [número] Leis Do/Para […]
  • [número] Passos Para […]
  • Fique/Consiga/Seja […]! [número] Ideias que Realmente Funcionam
  • [número] Fatos Que os Seus [Audiência] Precisa Que Você Diga a Elas
  • [número] Dicas de […]: O Guia Definitivo Para […]
  • [número] Fatores Pouco Conhecidos Que Podem Afetar o Seu/Sua […]
  • [número] Macetes/Dicas para Você [Finalizar tarefa chata] em Tempo Recorde
As Urgências

Urgências

  • Se você não [assunto] agora, você irá se odiar depois
  • Não tente [algo] sem [ação desejada] primeiro
  • Quanto mais cedo você soube [espaço] melhor…
As Mentiras

Mentiras

  • A surpreendente verdade que nunca contaram a você sobre [assunto]
  • Eu menti para você sobre [assunto]
  • A Maior Mentira na [sua indústria]
  • A Verdade Chocante Sobre […]
  • A Grande Farsa: […]
  • 9 Mentiras Que [Grupo de Pessoas/Empresa] Gosta de Contar
  • 13 Verdades Que o Seu/Sua [Pessea/Empresa de Confiança] Jamais Lhe Dirá
O que fazer

O que fazer

  • Por que [assunto de senso comum] não funciona… E o que fazer a respeito
  • O Que Fazer Se [Situação Específica e Emocional Acontecendo]
  • O que é melhor? [assunto A] ou [assunto B]?
As Referências

As Referências

  • O que [pessoa influente] pode nos ensinar sobre [assunto]
  • Será Que Nós Realmente Podemos Confiar No/Na [Pessea/Empresa/Produto]?
  • [Faça Algo] Como [Pessea Famosa]: 20 Maneiras Para […]
  • As 10 Melhores Dicas do/da [Pessea Famosa] Para […]
  • O/A [Referência Mundial] Escola de […]
  • O/A [Referência Mundial] Guia para […]
  • Os Segredos dos [Grupo Famoso]
  • O Que [Referência Mundial] Pode Nos Ensinar Sobre […]
  • A anatomia do [assunto] perfeito
As Ameaças

As Ameaças

  • O Quão Seguro É O Seu [Pessea/Objeto Valioso] Contra [Potencial Ameaça]?
  • 7 Sinais de Aviso Que […]
  • Aviso: […]
  • Como [Alguém/Algo] Está Apostando Com Seu/Sua […]: 7 Maneiras de Você Se Proteger
  • [Seus Clientes], Cuidado: A Nova Farsa Com […] Que Você Deve Evitar
  • Se [Situação Específica e Emocional Acontecendo], Então Talvez [Seu Pior Medo Seja Verdade]
  • Você sabe quais são os [número] primeiros sinais de alerta de [algo]?
Os Erros

Os Erros

  • Você Também Comete Estes 9 Erros Quando/Na Hora de […]?
  • 7 Erros Bobos Que Você Faz em […] que Fazem Você Parecer um Idiota
  • 5 Erros no Seu […] Que Fazem Você [Parecer/Falar] Como um […]
  • […]: 11 Erros que Você Não Sabe que Você Está Cometendo
As Praticidades

As Praticidades

  • O Zen do […]
  • Cansado!? 11 Maneiras Fáceis de Simplificar o Seu […]
  • O Guia Simples e Prático Para [Problema Gravíssimo] De Uma Vez Por Todas
  • Livre-se de [Problema Recorrente] de Uma Vez por Todas!
  • Segredos poucos conhecidos sobre [assunto]
Os Comparativos

Os Comparativos

  • Os [número] mais [caros/baratos/melhores/piores] [assunto] do mundo
  • O melhor [assunto] que você pode comprar
  • O pior [assunto] de todos os tempos
  • A mais estranho [assunto] de toda a história do [nicho]
  • A(s) história(s) mais engraçada de [assunto] de todos os tempos
  • Os [número] melhores e piores [assunto] do mundo
  • [número] razões pelas quais [assunto A] é que melhor que [assunto B]
  • Os [número] mais importantes [assunto] da história da humanidade
  • Os [número] melhores [vídeos/filmes/áudios] sobre [assunto] na história do [cinema/televisão/rádio]
  • [número] [assunto] que nós nunca queremos ver
  • [número] razões por que [assunto] é o pior do [nicho]

Como criar uma recompensa digital que converte em 5 simples passos

O passo-a-passo para você criar uma recompensa digital que converte é o seguinte:

  1. Identifique as dores e aspirações da persona do seu nicho de mercado (utilize o mapa de empatia para isso).
  2. Escolha um dos quatro tipos de recompensa: a que resolve dor, a que leva para a aspiração, a que diagnostica uma situação ou a que economiza tempo.
  3. Crie um título bem específico que chame para a ação e desperte imediatismo, conexão, transformação e exclusividade.
  4. Escolha um formato para a sua recompensa digital.
  5. Produza o conteúdo da recompensa no formato escolhido.

Um grande erro que muita gente comete é começar direto pelo último passo, produzindo o conteúdo da recompensa sem ter uma estratégia por trás.

Além disso, quase todo mundo produz a recompensa como um ebook em PDF.

Mas não precisa ser assim…

32 ideias de formatos para sua recompensa

Caso você queira ter um posicionamento de mercado diferente, busque explorar outros formatos.

Aqui vai uma lista com 32 sugestões de formatos para você ir além do tradicional ebook:

  1. Aplicativos
  2. Apresentação de Slides
  3. Aula em áudio
  4. Caderno de Exercícios
  5. Calculadoras
  6. Cheat Sheets
  7. Checklists
  8. Coleção de Referências
  9. Conteúdo premium dentro do site
  10. Cronogramas e Calendários
  11. Cupom de Desconto
  12. Curso por email
  13. Desafios e Jogos
  14. Estudos de Caso
  15. Fluxogramas
  16. Grupos no Facebook, Whatsapp, Telegram etc.
  17. Infográficos
  18. Listas de Recomendações
  19. Mapa Mental
  20. Planilhas
  21. Plano de Ação
  22. Questionários
  23. Quiz
  24. Relatórios
  25. Sumário ou Resumo
  26. Templates
  27. Transcrição de um vídeo ou áudio
  28. Tutoriais
  29. Vídeo-aula
  30. Wallpapers e imagens inspiracionais
  31. Webinário
  32. Workshops

Depois que você criar e testar a sua primeira recompensa digital, volte ao primeiro passo e faça uma segunda recompensa explorando outro tipo.

O ideal é que você tenha os quatro tipos de recompensas para testar qual delas funciona melhor no seu nicho.

Entretanto, você não precisa se limitar a quatro recompensas. Frank Kern diz que você deve ter tantas recompensas quanto for preciso.

Na próxima aula do curso, veremos como você pode oferecer sua recompensa por meio de uma página de captura.

Plano de Ação

Ao final de cada aula do curso Presença Digital de Zero a Dez, ofereço uma série de tarefas específicas para você executar.

A ideia é não ficarmos apenas na teoria, mas partirmos para transformar, na prática, projetos em realidade.

Tarefa: Crie sua primeira recompensa digital

Agora que você já entendeu a importância da recompensa para o seu funil de vendas, chegou a hora de criar o seu primeiro lead magnet.

Para cumprir essa tarefa, siga os 5 passos ensinados na aula:

  1. Identifique as dores e aspirações da persona do seu nicho de mercado (utilize o mapa de empatia para isso).
  2. Escolha um dos quatro tipos de recompensa: a que resolve dor, a que leva para a aspiração, a que diagnostica uma situação ou a que economiza tempo.
  3. Crie um título bem específico que chame para a ação e desperte imediatismo, conexão, transformação e exclusividade.
  4. Escolha um formato para a sua recompensa digital.
  5. Produza o conteúdo da recompensa no formato escolhido.

Na próxima aula do curso, você verá como montar uma página de captura para oferecer sua recompensa ao seu público-alvo.

Escrito por
Walmar Andrade
Walmar Andrade