Criar uma recompensa digital é provavelmente a mais importante ação que você pode tomar ao iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo.
Eu mesmo já vi com meus próprios olhos essa simples estratégia quintuplicar o crescimento de uma lista de e-mails em apenas três meses!
Em vez de tentar convencer as pessoas a se cadastrarem no seu site sem oferecer nada em troca, você pode simplesmente criar um PDF de uma (somente uma!) página e ainda assim ver a sua lista de emails crescer exponencialmente.
Nesta aula do curso Presença Digital de Zero a Dez, eu vou explicar a importância de você criar uma recompensa digital que converte e mostrar os quatro únicos tipos de recompensa que você precisa trabalhar.
Estudaremos em detalhes:
- Por que criar uma recompensa digital pode ser o diferencial entre o sucesso ou fracasso de um negócio online
- O que é uma recompensa digital para o marketing de conteúdo
- Os 4 únicos tipos de recompensa digital
- A importância do título da sua recompensa digital
- Como criar uma recompensa digital que converte em 5 simples passos
Para começar, vamos entender melhor a importância crucial de uma recompensa digital.
Por que criar uma recompensa digital pode ser o diferencial entre o sucesso ou fracasso de um negócio online
No aula anterior do curso, eu expliquei sobre a importância de saber como criar uma lista de emails.
Essa lista é o único canal de comunicação com a sua audiência que não possui qualquer intermediário escolhendo quais mensagens devem ser entregues.
É por meio dela que você vai transformar potenciais clientes (prospectos) em clientes de fato, criando um relacionamento que os faça perceber que eles precisam do seu produto ou serviço.
A grande pergunta é: como convencer as pessoas a se cadastrarem na sua lista de emails?
E a resposta é: oferecendo recompensas digitais relevantes para a persona do seu nicho de mercado.
Por isso ter uma recompensa digital relevante para o seu mercado pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio.
Com uma recompensa matadora, você verá a sua lista de emails crescer todo dia a um custo baixíssimo.
Isso significa menores gastos e maior potencial de faturamento, visto que sua audiência direta será cada vez maior.
Do contrário, com uma recompensa ruim, ficará cada vez mais caro converter visitantes em leads dentro do seu funil de vendas.
Entendida a importância desse ativo, vamos compreender melhor o que é uma recompensa digital.
O que é uma recompensa digital para o marketing de conteúdo
No contexto de marketing de conteúdo que estamos utilizando neste curso, uma recompensa digital é um ativo que você oferece ao seu público-alvo em troca de um contato dele.
Por exemplo, você já caiu em uma página na qual lhe era oferecido um ebook gratuito? Só que, para baixar esse ebook, você tinha que informar o seu email?
Esse é o modelo clássico de recompensa digital.
O produtor de contéudo diz algo como: “Olha, eu tenho esse pedaço de informação aqui que pode resolver um problema específico seu. E eu vou dar para você em troca do seu contato.”
A recompensa digital também é conhecida como isca digital, ímã digital, lead magnet e outros nomes.
Independente do termo, o que importa é que ela dispara dois significativos gatilhos mentais: reciprocidade e autoridade.
Para isso, contudo, é preciso que a recompensa gere extremo valor para a sua audiência. E isso pode ser feito de 4 formas.
Os 4 únicos tipos de recompensa digital
Em aula anterior deste curso, você foi orientado a elaborar um mapa de empatia.
Nesse mapa, você identifica com clareza quais são as dores e aspirações da sua persona (o representante ideal do seu público-alvo).
Para criar uma recompensa realmente relevante para o seu público, ela precisa focar em um desses quatro objetivos:
- Afastar sua persona da dor: este é o tipo de recompensa que mais converte. A pessoa chega a você com um problema específico e você mostra como resolver esse problema.
- Aproximar sua persona do prazer: neste segundo tipo, em vez de trabalhar o medo, você passa a trabalhar com o desejo da pessoa. Aqui a recompensa deve mostrar como seu visitante pode alcançar determinado objetivo.
- Diagnosticar a situação da sua persona: elaborar um questionário que, uma vez respondido, faça um diagnóstico de determinado problema também é um tipo bastante útil de recompensa digital. E você ainda tem a vantagem de receber as informações desse questionário e assim conhecer melhor o seu público-alvo e segmentar melhor a sua comunicação.
- Economizar tempo da sua persona: por fim, você pode elaborar uma recompensa que simplesmente economize o tempo da sua audiência.
Esses são basicamente os únicos 4 tipos de recompensa que você precisa trabalhar. E eles estão listados em uma ordem específica: do que mais converte para o que menos converte, em regra.
Embora essa seja uma regra geral, o mais recomendável é que você crie esses quatro tipos de recompensa e teste qual deles converte mais para o seu nicho.
Em qualquer dos quatro tipos, existe um elemento que é tão ou mais importante do que o que está sendo oferecido: o título da recompensa.
A importância do título da sua recompensa digital
No módulo de Produção de Conteúdo do curso Presença Digital de Zero a Dez, ensinei em detalhes como escrever títulos que funcionam.
Lá, expliquei que o título é a parte mais importante do seu conteúdo. E isso vale também para a sua recompensa digital.
Isso porque se o título for desinteressante, de nada adianta ter a melhor e mais completa recompensa digital do mundo. As pessoas simplesmente não irão baixá-las.
Para escolher um título matador para a sua recompensa, sugiro que siga esse roteiro de quatro passos:
- Comece pelo título. Se você não encontrar uma chamada realmente boa, nem vale a pena criar a recompensa digital.
- Reserve pelo menos uma hora só para escrever o título. A escolha de um bom título pode demorar quase o mesmo tempo que a produção da recompensa.
- Tenha uma lista de modelos prontos e escreva de 10 a 30 títulos com essas fórmulas
- Escolha o melhor título para a sua recompensa
- Realize testes A/B com os melhores títulos para que as estatísticas mostrem qual dá mais resultado
As mesmas fórmulas que funcionam para os seus conteúdos também podem ser utilizadas para o título da sua recompensa digital.
Gatilhos Mentais
Mas fique atento para incluir seis elementos que vimos nas aulas sobre técnicas de copywriting e gatilhos mentais:
- Gatilho Mental da Escassez: para despertar um senso de imediatismo ou urgência.
- Conexão Emocional: para que o visitante não tenha dúvidas de que a recompensa funciona para ele.
- Gatilho Mental da Especificidade: para gerar precisão e evitar que sua recompensa seja vaga ou pouco atrativa.
- Future Pacing: para explicitar a transformação que a sua persona terá ao baixar sua recompensa digital.
- CTA: para dar um comando de ação claro e preciso sobre o que o visitante precisa fazer para baixar a recompensa.
- Gatilho Mental da Ganância: para que a recompensa seja percebida como uma barganha, como algo único e exclusivo que a sua audiência sempre quis ter.
Verifique se esses seis elementos estão presentes ao adaptar as fórmulas abaixo para o título da sua recompensa digital.
90 fórmulas, modelos e exemplos de títulos para sua recompensa digital
Existem diversos materiais na internet com fórmulas e templates prontos para manchetes. Separei aqui os que considero melhores, excluindo os extremamente apelativos.
Basta clicar na categoria corresponde para ver a lista de templates de títulos que você pode usar livremente na sua recompensa digital.
- Número + Adjetivo + Palavra-chave + Análise Racional + Promessa
- Numero + Adjetivo + Palavra de Impacto + Verbo + Produto/Benefício Primário + Alvo + Promessa
- Palavra de Impacto + Gancho OU Benefício Primário + [Adjetivo – Opcional] + Verbo + Alvo + Promessa
- Palavra[s] de Impacto + Descrição + Característica + Verbo + Benefício Primário + Enquanto/Ao Mesmo Tempo/Sem
- Frase de Impacto + Benefício Primário + Tempo – Inimigos / Objeções
Exemplos correspondentes:
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Urgências
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Mentiras
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O que fazer
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As Referências
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- Segredos poucos conhecidos sobre [assunto]
Os Comparativos
- Os [número] mais [caros/baratos/melhores/piores] [assunto] do mundo
- O melhor [assunto] que você pode comprar
- O pior [assunto] de todos os tempos
- A mais estranho [assunto] de toda a história do [nicho]
- A(s) história(s) mais engraçada de [assunto] de todos os tempos
- Os [número] melhores e piores [assunto] do mundo
- [número] razões pelas quais [assunto A] é que melhor que [assunto B]
- Os [número] mais importantes [assunto] da história da humanidade
- Os [número] melhores [vídeos/filmes/áudios] sobre [assunto] na história do [cinema/televisão/rádio]
- [número] [assunto] que nós nunca queremos ver
- [número] razões por que [assunto] é o pior do [nicho]
Como criar uma recompensa digital que converte em 5 simples passos
O passo-a-passo para você criar uma recompensa digital que converte é o seguinte:
- Identifique as dores e aspirações da persona do seu nicho de mercado (utilize o mapa de empatia para isso).
- Escolha um dos quatro tipos de recompensa: a que resolve dor, a que leva para a aspiração, a que diagnostica uma situação ou a que economiza tempo.
- Crie um título bem específico que chame para a ação e desperte imediatismo, conexão, transformação e exclusividade.
- Escolha um formato para a sua recompensa digital.
- Produza o conteúdo da recompensa no formato escolhido.
Um grande erro que muita gente comete é começar direto pelo último passo, produzindo o conteúdo da recompensa sem ter uma estratégia por trás.
Além disso, quase todo mundo produz a recompensa como um ebook em PDF.
Mas não precisa ser assim…
32 ideias de formatos para sua recompensa
Caso você queira ter um posicionamento de mercado diferente, busque explorar outros formatos.
Aqui vai uma lista com 32 sugestões de formatos para você ir além do tradicional ebook:
- Aplicativos
- Apresentação de Slides
- Aula em áudio
- Caderno de Exercícios
- Calculadoras
- Cheat Sheets
- Checklists
- Coleção de Referências
- Conteúdo premium dentro do site
- Cronogramas e Calendários
- Cupom de Desconto
- Curso por email
- Desafios e Jogos
- Estudos de Caso
- Fluxogramas
- Grupos no Facebook, Whatsapp, Telegram etc.
- Infográficos
- Listas de Recomendações
- Mapa Mental
- Planilhas
- Plano de Ação
- Questionários
- Quiz
- Relatórios
- Sumário ou Resumo
- Templates
- Transcrição de um vídeo ou áudio
- Tutoriais
- Vídeo-aula
- Wallpapers e imagens inspiracionais
- Webinário
- Workshops
Depois que você criar e testar a sua primeira recompensa digital, volte ao primeiro passo e faça uma segunda recompensa explorando outro tipo.
O ideal é que você tenha os quatro tipos de recompensas para testar qual delas funciona melhor no seu nicho.
Entretanto, você não precisa se limitar a quatro recompensas. Frank Kern diz que você deve ter tantas recompensas quanto for preciso.
Na próxima aula do curso, veremos como você pode oferecer sua recompensa por meio de uma página de captura.
Plano de Ação
Ao final de cada aula do curso Presença Digital de Zero a Dez, ofereço uma série de tarefas específicas para você executar.
A ideia é não ficarmos apenas na teoria, mas partirmos para transformar, na prática, projetos em realidade.
Tarefa: Crie sua primeira recompensa digital
Agora que você já entendeu a importância da recompensa para o seu funil de vendas, chegou a hora de criar o seu primeiro lead magnet.
Para cumprir essa tarefa, siga os 5 passos ensinados na aula:
- Identifique as dores e aspirações da persona do seu nicho de mercado (utilize o mapa de empatia para isso).
- Escolha um dos quatro tipos de recompensa: a que resolve dor, a que leva para a aspiração, a que diagnostica uma situação ou a que economiza tempo.
- Crie um título bem específico que chame para a ação e desperte imediatismo, conexão, transformação e exclusividade.
- Escolha um formato para a sua recompensa digital.
- Produza o conteúdo da recompensa no formato escolhido.
Na próxima aula do curso, você verá como montar uma página de captura para oferecer sua recompensa ao seu público-alvo.