Os 12 componentes de uma página de vendas que converte

Página de vendas

Página de vendas é o endereço por meio do qual pessoas interessadas naquilo que você tem a vender podem acessar os seus argumentos de venda, tirar dúvidas práticas sobre a oferta e efetivamente comprar o produto ou serviço pela internet.

Nesta aula do módulo de Conversão e Vendas do curso Presença Digital de Zero a Dez, vamos ver quais são os 12 componentes que devem estar presentes na sua página de vendas para aumentar a taxa de conversão ao máximo.

Os 12 componentes que estudaremos são:

  1. Título que identifique o produto
  2. Vídeo de vendas
  3. Primeiro botão de compra
  4. Promessa e Provas
  5. Apresentação do produtor
  6. Amostra de conteúdo
  7. Descrição do produto
  8. Preço e Garantias
  9. Chamada para ação e segundo botão de compra
  10. Perguntas e respostas
  11. Chat para tirar dúvidas
  12. Política de Privacidade e Termos de Uso

Para que esta aula flua corretamente, você já deve ter elaborado a sua carta de vendas de acordo com as 5 etapas ensinadas na aula anterior. Com isso em mãos, sigamos em frente.

1. Título que identifique o produto

Comece pelo básico. Coloque logo no topo da sua página o título ou a marca que identifique o produto (não a empresa) que está sendo vendido.

Junto ou abaixo do título, você pode usar uma espécie de subtítulo com uma chamada que seja semelhante à PUV (Proposta Única de Valor) que você definiu na aula sobre como criar o seu produto ou até mesmo a promessa que abre a sua carta de vendas.

2. Vídeo de vendas

Logo abaixo do título, deve vir o vídeo com todo o conteúdo elaborado na carta de vendas, conforme ensinado na aula anterior deste curso.

Esqueça táticas duvidosas como dar autoplay no vídeo, esconder o andamento do player ou dificultar de alguma forma que o vídeo pare de tocar.

Em vez disso, concentre suas energias em criar uma carta de vendas persuasiva e que não fique enrolando para dizer o que realmente importa.

Vídeos comprovadamente convertem melhor do que textos escritos. Mas a página de vendas ideal deve conter as duas coisas: o vídeo e as mesmas informações do vídeo espalhadas ao longo do página.

É comum o usuário tocar o vídeo e começar a rolar a página para baixo, procurando mais objetivamente outras informações enquanto escuta o áudio com o script de vendas.

Por isso, é importante que todos os elementos presentes na sua página de vendas estejam 100% coerentes com o que é dito no vídeo de vendas.

3. Primeiro botão de compra

Logo abaixo do vídeo de vendas, você já pode disponibilizar um primeiro botão de compra acompanhado de uma chamada para ação.

Assim, a pessoa que está convencida a comprar já pode comprar o produto sem nem precisar rolar a página. O ideal é que esses três primeiros elementos (título, vídeo de vendas e primeiro botão de compra) apareçam já na primeira parte da página, sem a necessidade de rolar a página para baixo.

4. Promessa e Provas

Abaixo do primeiro botão de compras, você pode começar a repetir a mesma estrutura ensinada na aula sobre carta de vendas.

Primeiro, reforce a sua promessa e logo abaixo coloque as provas que mostram que a realização daquela promessa é viável.

Essas provas idealmente são depoimentos de pessoas que já compraram o seu produto, mas também podem ser argumento empíricos ou lógicos que mostrem a viabilidade do que você está prometendo.

5. Apresentação do produtor

Reserve um pequeno espaço na página de vendas para se apresentar como desenvolvedor do produto ou serviço que está sendo vendido. Coloque o seu nome verdadeiro, a sua foto, conte um pouco da sua história. A ideia é humanizar a venda para que a persona tenha mais confiança no que está comprando.

Lembre-se de que a história aqui serve para criar conexão emocional e para apresentar a procedência do produto. A ideia não é fazer uma autopromoção ou exibir o seu rico currículo.

Se você tiver números positivos que sirvam como prova social, exiba-os nesta parte. Aqui valem números de visitas, de seguidores, de faturamento ou qualquer outra prova social que faça sentido para o seu caso específico.

6. Amostra de conteúdo

Dê uma pequena amostra do conteúdo que a pessoa vai ter acesso ao comprar o seu produto.

Escolha uma amostra que deixe claro que a resolução do problema ou a aproximação do desejo não será algo muito complexo. Tenha em mente sempre que o que as pessoas querem não é o seu produto mas sim o resultado que o seu produto pode gerar.

7. Descrição do produto

O passo seguinte é descrever o produto de uma forma mais objetiva. Se os itens anteriores apelavam mais para a emoção do comprador, a descrição pode apelar um pouco mais para a razão.

As pessoas costumam comprar com a emoção e justificar com a razão. Por isso é importante ter uma descrição mais objetiva e menos marketeira do que a pessoa vai encontrar ao comprar o produto.

Para cada entregável que você listar como parte do produto, lembre-se de associar um benefício relacionado à resolução da dor ou à aproximação do desejo da sua persona.

Se você decidiu oferecer bônus estratégicos, relacione-os também nesta parte.

8. Preço e Garantias

Apresente o preço usando a técnica de ancoragem de preços que estudamos na aula sobre técnicas de copywriting. Faça uma comparação entre quanto este produto de fato valeria e quanto você está efetivamente cobrando.

Próximo à informação do preço, é recomendável colocar também de forma visual quais as formas de pagamento aceitos (bandeiras de cartões, boleto bancário, Paypal, Pix etc.)

Logo em seguida, procure transferir o risco da compra do comprador para você mesmo. Exiba a garantia que você selecionou, dando de 7 a 30 dias para a persona solicitar o dinheiro dela de volta, sem nenhuma condição. Deixe claro que basta um simples email e você devolverá o dinheiro.

Se você optou por oferecer uma garantia extra condicional, explique-a de forma sucinta nesta parte (deixe as explicações extensas para a parte de Perguntas e Respostas).

9. Chamada para ação e segundo botão de compra

Comece a finalizar a página de vendas com uma chamada para ação, recapitulando tudo o que a pessoa vai receber ao comprar o produto e reforçando que a compra é segura e livre de riscos por conta da garantia incondicional.

Deixe claro que basta a persona clicar no botão de compra, preencher os dados de pagamento e receber um email em seguida com as instruções de acesso.

Logo abaixo, disponibilize um segundo botão de compra, para que a pessoa que decidiu comprar o produto após rolar a página não precise rolar tudo novamente para cima até encontrar o primeiro botão de compra.

10. Perguntas e respostas

Depois da chamada para ação, você pode colocar uma lista de perguntas e respostas com as dúvidas mais comuns sobre o seu produto.

A ideia aqui é quebrar objeções e deixar bem claro tudo o que a pessoa vai receber ao comprar o produto. Não tenha medo de ser redundante nesta parte.

11. Chat para tirar dúvidas na própria página de vendas

Se for viável para você, acrescente um botão para chat flutuando ao longo de toda a página. Ao acionar esse botão, a persona deve ser atendida por um ser humano, seja você ou um membro da sua equipe.

Esse atendimento pode ser no Whatsapp ou em qualquer outro serviço especializado para atendimentos online. Mas só o inclua na página de vendas se realmente houver disponibilidade para atender às dúvidas instantaneamente.

12. Política de Privacidade e Termos de Uso

Para atender a legislação e ainda demonstrar credibilidade e transparência aos seus possíveis clientes, é recomendável que a sua página de vendas tenha uma política de privacidade visível, que explique de que forma as informações coletadas na página de vendas são utilizadas.

Também é importante constar nesse termo quais dados de navegação são coletados enquanto o usuário está visitando a sua página de vendas.

Extra: Elemento de escassez na página de vendas

Caso o seu produto esteja sendo vendido por um tempo limitado, coloque um contador que deixe claro quanto tempo a persona tem para realizar a compra naquelas condições.

Mesmo em vendas perpétuas é possível criar algum elemento de escassez, oferecendo um bônus ou desconto por tempo limitado, por exemplo.

A única exigência é que essa escassez precisa ser real. Nada de apelar para contadores de tempo falsos, que não geram nenhuma consequência quando chegam ao seu final.

Onde criar a sua página de vendas

Você pode criar a sua página de vendas dentro do próprio gerenciador de conteúdo que escolheu para gerenciar o seu site, conforme mostrado no módulo 3 do curso Presença Digital de Zero a Dez, ou escolher um software específico para isso.

Os mesmo softwares que listamos na aula sobre construção de páginas de captura podem ser utilizados para a elaboração de uma boa página de vendas.

No entanto, para simplificar o processo, se você escolheu a Hotmart como plataforma para vender e distribuir o seu produto digital, experimente usar a própria ferramenta de página de vendas lá disponibilizada. Isso pode facilitar bastante o processo.

Ainda na Hotmart, é possível customizar a página de checkout, que é a página para onde o usuário é direcionado depois de clicar no botão comprar. A página de checkout é onde a pessoa coloca os dados pessoais, endereço, número de cartão de crédito etc.

Na Hotmart, é possível personalizar a página de checkout com imagens no topo, lateral e rodapé da página. Como sugestão, você pode usar esses espaços para subir imagens contendo informações como:

  • Título e promessa do produto, no topo
  • Benefícios do produto e provas ou depoimentos, na lateral
  • Atendimento online ou tira-dúvidas, no rodapé

Esse é um conteúdo extra que pode ser o empurrão que falta para alguém que já está prestes a comprar o seu produto ter ainda mais segurança para finalizar a compra.

Plano de Ação para sua página de vendas

Ao final de cada aula do curso Presença Digital de Zero a Dez, ofereço uma série de tarefas específicas para você executar.

A ideia é não ficarmos apenas na teoria, mas partirmos para transformar, na prática, projetos em realidade.

Tarefa: Crie a sua página de vendas

Com a carta de vendas que você elaborou na aula anterior e o vídeo de vendas gravado, escolha um software de criação de páginas ou selecione a própria ferramenta de páginas de vendas da Hotmart e comece a criar a sua página de vendas.

Assegure-se de incluir os 12 componentes da páginas de vendas que você aprendeu nesta aula, lembrando que você já possui definições de todos eles por conta da carta de vendas que escreveu na aula anterior.

Não busque a perfeição neste primeiro momento. Apenas coloque no ar a sua página de vendas e lance a sua oferta para verificar o que está funcionando e o que ainda precisa ser melhorado.

Na próxima aula, veremos justamente como você pode lançar o seu produto pela primeira vez. Até lá!

Escrito por
Walmar Andrade
Walmar Andrade