Como fazer uma conclusão que aproveite a oportunidade única de engajamento com o seu conteúdo

Conclusão

Você já passou pela frustração de escrever um texto e não saber como fazer uma conclusão que preste?

Já teve que encerrar uma redação abruptamente, sentindo que estava faltando algo, mas sem saber como escrever esse algo?

Você já parou para pensar que é na conclusão que está a maior oportunidade de engajamento do seu público com o seu site ou canal?

Nas duas últimas aulas dd curso Presença Digital de Zero a Dez, analisamos em detalhes como escrever a introdução e o desenvolvimento de um artigo.

Para muitos, isso já é mais do que suficiente.

Porém, há um último elemento que você não pode deixar de fora. Pois é ele quem guarda um tesouro pouco explorado pela maioria dos produtores de conteúdo para internet.

Siga lendo esta aula para saber:

  • Por que a conclusão guarda a maior oportunidade de engajamento
  • O que é uma conclusão de texto
  • Como fazer uma conclusão de texto perfeita
  • Exemplos e modelos de como fazer uma conclusão
  • Como concluir o seu trabalho unificando as três partes com coesão

Junto com a leitura das duas aulas anteriores, você terá ao final desta lição tudo o que precisa saber para escrever um conteúdo que realmente se destaque na internet.

Por que a conclusão guarda a maior oportunidade de engajamento

O princípio basilar do marketing de conteúdo é que o produtor deve primeiro oferecer conteúdo de qualidade para o seu público-alvo e só muito depois pensar em obter algum retorno.

Isso pode ser entendido de forma macro, como parte da estratégia de conteúdo completa, mas também no microcosmo de um único conteúdo do seu projeto de criar presença na internet.

Em outras palavras, você deve primeiro oferecer um conteúdo fantástico para a sua persona. E, ao final dele, pedir algo em troca.

Pense no seguinte. Qual é a pessoa que tem mais chance de fazer algo que você pede?

  1. Alguém que chegou agora e ainda não recebeu nada
  2. Uma pessoa que já recebeu um conteúdo de alta qualidade

Se você pedir que um visitante curta seu conteúdo, assine sua newsletter ou até compre um produto seu, é mais provável que obtenha resultados da segunda pessoa.

Isso é o que Robert Cialdini chama de gatilho mental da reciprocidade no livro As Armas da Persuasão.

Esse gatilho mental mostra que as pessoas em geral estão muito mais propensas a fazer algo por você depois que recebem alguma coisa em troca. E não antes.

A hora da chamada para ação

Quando tratamos do seu planejamento de conteúdo, pedimos que você definisse uma chamada para ação antes mesmo de começar a produzir o seu conteúdo.

A chamada para ação (também conhecida pela sigla CTA, de call to action) nada mais é do que um comando que você espera que o visitante do seu projeto realize. Eis alguns exemplos:

  • Cadastre seu email para receber as atualizações do blog
  • Deixe um comentário com suas dúvidas
  • Curta o vídeo e assine o canal
  • Baixe o ebook sobre como fazer uma conclusão
  • Assine a fanpage no Facebook

Em regra, a chamada para ação deve aparecer pelo menos três vezes no conteúdo: na introdução, no desenvolvimento e na conclusão.

De acordo com o gatilho da reciprocidade, no entanto, é na conclusão que o seu CTA tem uma probabilidade muito maior de ser cumprido. Desde que você tenha entregue um conteúdo realmente relevante.

É por isso que o encerramento de um texto ou o final de um vídeo trazem as maiores oportunidades para gerar engajamento com o seu público. Uma oportunidade que você não pode desperdiçar.

O que é uma conclusão de texto

Você já passou pela experiência de ver um filme, série ou livro começar super bem e depois ter uma conclusão tão ruim que quase estraga toda a sensação anterior?

Um exemplo famoso foi o seriado Game of Thrones.

A série conquistou milhões de fãs em todo o mundo, gerando mil teorias sobre a história.

No entanto, a última temporada foi tão abaixo das expectativas para a maioria das pessoas que hoje a série de televisão Game of Thrones tornou-se sinônimo de como não fazer uma conclusão.

No caso da produção de conteúdo para internet, a conclusão é o fechamento do raciocínio desenvolvido ao longo do conteúdo e o reforço da mensagem principal.

Na conclusão, você não deve apresentar nenhuma ideia nova.

Não se trata de simplesmente repetir o que foi dito, mas sim de reforçar a ideia e convidar o leitor para uma ação ou reflexão.

No marketing de conteúdo, uma boa estratégia é você deixar explícito como o visitante foi beneficiado com o que acabou de ler ou ver. E logo depois, pedir para que ele cumpra determinada chamada para ação.

Como fazer uma conclusão de texto perfeita

Existem diversos modelos de conclusão, entretanto todos têm alguns elementos em comum:

  • Um resumo do que foi dito
  • O reforço da principal mensagem do conteúdo
  • Um convite para que o visitante pratique o que foi dito ou reflita sobre o assunto
  • A chamada para ação

Além disso, é importante prestar atenção para o que uma boa conclusão não deve ter:

  • Não deve apresentar nenhuma ideia nova que não tenha sido tratada ao longo do texto
  • Não deve repetir tudo o que já foi dito
  • Não deve deixar perguntas em aberto, a não ser que se trate de uma série de conteúdos (nesse caso, deve constar a antecipação do próximo conteúdo da série)
  • Não deve ter extensão maior do que a introdução ou o desenvolvimento

Incluindo os quatro primeiros elementos e evitando os quatro últimos, você vai saber como fazer uma conclusão que deixe o seu público com a sensação de sair melhor do que entrou.

Para facilitar ainda mais, vejamos alguns exemplos de como concluir um conteúdo.

Exemplos de como fazer uma conclusão

1. Recapitulação

Se você produziu um conteúdo longo ou com muitos tópicos, o modelo de recapitulação é adequado para que o público tenha um resumo rápido do que foi visto.

Abra a conclusão com um parágrafo que reforce a principal mensagem do seu conteúdo e em seguida relacione, em formato de lista mesmo, todos os tópicos e subtópicos abordados.

Ao final, convide o público para uma reflexão sobre o que foi dito (ou para ele colocar em prática) e faça a sua chamada para ação.

2. Moral da história

Se você é da minha geração, deve lembrar do desenho animado do He-Man. Ao final de cada episódio, um personagem aparecia para lembrar à criançada a moral da história.

A imagem do próprio He-Man falando “Bem amiguinhos, hoje aprendemos que…” marcou tanto que virou até meme anos depois.

Se você produziu um conteúdo que transmite a mensagem mais em forma de histórias, analogias e metáforas, o modelo de moral da história pode ser uma boa forma de concluir o texto.

Você pode escrever de forma direta qual foi a mensagem por baixo da história contada, convidando o visitante a uma reflexão. Depois, é só fazer a sua chamada para ação.

3. Resgate da Introdução

Esse é um exemplo de como fazer uma conclusão geralmente ensinado nas aulas de redação do Ensino Médio.

Nele, você retoma as perguntas e antecipações da introdução, mostrando de forma bem sucinta como elas foram respondidas ao longo do desenvolvimento do conteúdo.

Por fim, como sempre, aproveite a oportunidade de engajamento e utilize pela última vez sua chamada para ação.

4. Relativização

O último modelo de conclusão é aquele que relativiza o que foi apresentado. Este é muito utilizado em textos mais opinativos ou polêmicos.

Funciona assim. Você desenvolve todo o seu conteúdo com sua opinião sobre determinado tema. Geralmente, sobre um assunto que não é factual. Ou que possui diversos pontos de vista.

Na conclusão, reafirma a sua opinião. Mas lembra aos leitores que se trata do seu ponto de vista. E convida os visitantes a deixarem suas opiniões nos comentários.

Como concluir o seu trabalho unificando as três partes com coesão

Assim, terminamos de ver as três partes fundamentais de um bom texto: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Sabendo como fazer uma conclusão de texto perfeita e utilizando os exemplos e modelos mostrados, você vai poder finalmente terminar o seu artigo com a chamada coesão textual, tão adorada pelos professores de redação.

Agora você já sabe que é no final do conteúdo onde reside a maior oportunidade de engajamento do seu público.

Por isso fique atento para trabalhar bem a chamada para ação que definiu lá no planejamento de conteúdo.

Sempre que for terminar um texto, verifique se estão presentes os quatro elementos da conclusão. E se não estão presentes os quatro pontos a serem evitados.

Nós percorremos um longo caminho até esta aula do módulo de Produção de Conteúdo, o terceiro dos dez módulos do curso Presença Digital de Zero a Dez.

Falamos sobre escolha do tema, pesquisa de palavras-chave, storytelling, estrutura de conteúdo, introdução e desenvolvimento.

Não deixe que um encerramento ruim estrague tudo o que foi feito.

Plano de Ação

Ao final de cada aula do curso Presença Digital de Zero a Dez, ofereço uma série de tarefas específicas para você executar.

A ideia é não ficarmos apenas na teoria, mas partirmos para transformar, na prática, projetos em realidade.

Tarefa: Escreva a conclusão

A tarefa aqui não poderia ser outra. Escreva a conclusão do seu conteúdo. Inclua os quatro elementos essenciais e deixe de fora os quatro proibidos.

Nas últimas tarefas do módulo de Produção de Conteúdo, começamos a elaborar uma planilha e um checklist. Eles servirão para orientar a criação dos novos conteúdos do seu projeto.

Então, acrescente ao seu checklist o item “Escrever a conclusão com os quatro elementos essenciais: resumo, reforço, convite e chamada para ação”.

Na próxima aula do curso, vamos falar sobre títulos. Veremos como escrever um título que faça com que os visitantes abram o seu conteúdo.

Escrito por
Walmar Andrade
Walmar Andrade